sábado, 14 de julho de 2012

O Maior Brasileiro de Todos os Tempos

Este post não tem a intenção de julgar a vida de ninguém.
Escrevi sem ter conhecimento de porra nenhuma.
Aconselho a saber antes para falar depois.
O que não é o caso desse blog.


Já faz um bom tempo que não assisto TV. Motivo de orgulho? Talvez, mas se tem uma coisa que vi há algum tempo atrás na TV aberta, e estava ansioso para assistir, era um programa intitulado de, "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos". Alguém mais se lembra?

Pois bem, baseado no formato criado pela BBC, “The Greats”, o programa elege aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade. Na Inglaterra, Winston Churchill saiu vencedor. Os italianos elegeram Leonardo da Vinci. Nelson Mandela foi o mais votado na África do Sul. O mesmo prêmio dado à Salvador Allende no Chile e Charles de Gaulle na França.

"O Maior Brasileiro de Todos os Tempos" está sendo realizado pelo SBT. Na primeira fase do projeto, os internautas participaram de forma democrática, indicando o seu favorito livremente. Foram mais de 1 milhão de votos únicos. Durante a apuração, foram aceitas apenas as indicações de brasileiros natos ou naturalizados, que não são do elenco do SBT - o que eu acho sacanagem, já que o Silvio não pode concorrer - e que não fossem personagens de ficção - como assim eu não posso votar no Zé Carioca? -. E assim, democraticamente, chegou-se a uma lista de notáveis, aclamados pelo povo! Porém, isto foi só o começo. 

Nesta nova etapa, os telespectadores conhecerão os 100 mais votados. E a cada episódio, no ar às quartas-feiras, às 23h30, ao lado do jornalista Carlos Nascimento - aquele não foi muito com a cara da Luiza no Canadá -, a história e a obra dos finalistas serão contadas, sempre com a presença de diversos convidados e a participação ativa do público. 

Durante 12 semanas, o voto do público decide quem segue na disputa. E, ao final, chegará o grande momento: a escolha será feita. O país terá eleito, finalmente, “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”.

Os trechos em itálico encontram-se no site do programa.

Depois dessa introdução irei entrar no assunto deste post. Mas antes vamos a uma breve reflexão. A proposta do programa é bem nobre e interessante. Fazer com que os brasileiros pensem em que foi o maior de todos os tempos gera uma reflexão incrível do que é ser O maior de todos os tempos. O que um brasileiro deve fazer/ter feito/estar fazendo para ser O maior de todos os tempos? Seria talvez ter sido um inventor importante? Um político que mudou para melhor a sociedade? Um artista, que com sua obra sensibilizou, fez pensar, refletir, sobre a vida que vivemos? Um benfeitor que ajudou os necessitados? Um descobridor, explorador dos campos da ciência? Um religioso?

Essas são algumas das várias perguntas que deve-se ter em mente. Depois dessa breve reflexão vamos a polêmica dos brasileiros que já tiveram seus nomes divulgados. Acredito que alguns não deviam estar ali. Alguns eu conheço só de nome e levemente das aulas de história que não prestava atenção. Vamos aos candidatos:


Ana Paula Valadão é a fundadora e líder do Ministério de Louvor Diante do Trono. Sério? Uma cantora gospel? Qual impacto na sociedade brasileira ela causa? Ela só deve causar algum impacto naqueles que a seguem... Ou seja, eleita pelos fãs. Deve ganhar? Não.

Romário é um jogador de futebol aposentado. Foi eleito pela FIFA o melhor jogador do mundo e ainda conquistou o tetra, na Copa dos Estados Unidos. Hoje está na política, sem fazer (aparentemente) nada. O Romário caí na categoria jogador de futebol, e só ganhou votos por ser um jogador de futebol. Se tivesse feito algo, politicamente falando, para a sociedade brasileira, aí sim era um caso a se pensar.

Anderson Silva é o atual campeão mundial peso médio e o recordista de vitórias do UFC. Mano... o cara só tá lista por que o UFC está crescendo no Brasil. Há algum tempo atrás nenhum brasileiro sabia de sua existência. Hipocrisia.

Amado Batista é cantor que não aparece mais na mídia. Apenas uma palavra: caguei.


Joelma é cantora da banda Calypso. Uma coisa é certa, a Joelma é brasileira, e faz música brasileira para brasileiros. Mas vamos combinar, ela deve concorrer a maior brasileira de todos os tempos? Paciência e escrotidão tem limite. Me ajuda aí Arnaldo!

Ronaldinho Gaúcho é um tocador, digo, jogador de futebol. Ganhou suas fortunas lá fora e cagou para seus brasileiros. Já jogou muito, mas, mais uma vez: caguei. Não deve ganhar.

Marcos Pontes é o primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço. SÓ, ISSO. O cara não fez mais nada. De todos os candidatos, Marcos Pontes é o mais sem noção da lista. Aí nego bobo pensa: "Véi, o Brasil já foi espaço, nós somo foda!". É a mesma coisa de falar: "Véi, dirigi uma Ferrari, mais não era minha."

Claudia Leitte (com dois T, sério?) é cantora de Axé e só está na lista porque a Ivete também está. Pronto, falei!


Michel Teló... Cadê aqueles fãs hardcore no estilo dos fãs do Jhon Lennon? Mano, quando eu vi que ele estava concorrendo aquela veia da testa subiu num grau! Só conseguia pensar em uma coisa: I don't want to live on this planet anymore.

Lua Blanco é atriz e finge que canta (não posso afirmar com toda certeza pois nunca ouvi ela cantar). Não podia ser mais coincidência... Depois do Michel "Escroto" Teló, ela foi a pessoa que eu mais fiquei revoltado. Só está na lista por causa das obras satânicas que são os fãs de Rebelde. Muito ofensivo?

Reynaldo Gianecchini é ator, e por sua beleza, modelo. Cá entre nós leitor, o cara só está na lista por causa do seu estado de saúde. Não tirando o mérito que é superar uma doença grave, mas tenho que ser franco, o que não foi o caso das pessoas que o colocaram na lista.

Dedé do Vasco (oi?) se não for navegador é jogador de futebol. Caguei MASTER.


Missionário R.R. Soares é o fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus. Destaquei o Missionário porque não vou muito com a cara dele. Não tenho conhecimento se ele faz algum tipo de trabalho que ajude as pessoas necessitadas... Só está na lista por que não vou com a cara dele. O Padre Marcelo Rossi também está concorrendo, não coloquei ele no post porque não gosto nada da cara dele.

Rogério Ceni é o goleiro que fazia gol. Acredito que só está na lista por ser ídolo do São Paulo. Nada mais a acrescentar.

Gugu Liberato é apresentador de TV que deve ter deixado o Silvio #chatiado. Queria que o Gugu estivesse no SBT só para não participar da votação. Hehehe.

Tirica é um político palhaço, ou seria palhaço político? <irônia> Merece muito ganhar! </irônia> Eu acho o personagem Tiririca hilário, mas não deve ganhar.


Chegando ao final temos mais dois que só estão na lista por causa dos fãs.

Ivete Sangalo é a precedente de Claudia Leitte (com dois T, sério?). Eu adoro a Ivete, acho ela incrível como cantora e atriz, mas isso não me levaria a votar nela como a maior brasileira de todos os tempos.

E por último, e não menos vesgo, Luan "Escroto" Santana. O sertanejo morreu e eu pensarei em suicídio se ele ganhar o título de O Maior Brasileiro de Todos os Tempos. Já dizia a bíblia... "Os seguidores das pessoas com o sobrenome 'Escroto' irão sofrer." Salmo blá, blá, blá.

Se você chegou até aqui, parabéns. Se não, ok. =(
Acessem o site para conferir os candidatos não citados neste post.

P.S.: Chico Xavier, eu escolho você!