sábado, 31 de março de 2012

O Show de Truman

Título original: The Truman Show.
Lançamento: 1998
Duração: 103 min.
Gênero: Comédia, drama.



Sempre quando acompanho uma discussão onde o assunto é realitys show, em algum momento da discussão é citado O Show de Truman e a obra de George Orwell, 1984. Para saber mais sobre a obra de George Orwell, clique aqui e confira o vídeo feito por Denis Lee. Pois bem. Hoje foi a primeira vez que assisti ao filme. Achei o incio um pouco cansativo, mas essencial para a história do filme.

Não irei seguir o formato que adotei para falar sobre filmes. O Show de Truman tem algo diferente. Os filmes que posto aqui, de alguma forma, fizeram a diferença em relação a muitos outros que assisti. Um exemplo disso é que, assisti Poder Sem Limite e John Carter no mesmo dia. Não postei sobre John Carter aqui porque não achei tão legal ao ponto de ganhar um post (ou porque Poder Sem Limites dominou meus pensamentos). Outro caso foi com o Motoqueiro Fantasma 2. Também não postei aqui porque achei muito ruim.


Opinião

Em O Show de Truman, Truman Burbank é uma pessoa normal como todas as outras. Porém, faz parte de um reality show, ou seja, desde que nasceu vive em uma cidade completamente projetada para ele, onde seus movimentos são monitorados 24 horas por dia e transmitidos para todo o mundo. Truman não teve um pai ou uma mãe que o criaram, mas sim um ator e uma atriz que se passaram por seus pais, e não sentem nenhum sentimento de pai e filho com Truman.

Assim, Truman cresce sendo observado por todo o mundo e especialmente por Christof, o idealizador de The Truman Show. Christof age como um Deus, sendo onipresente e onipotente, que faz o que bem intende como a vida de seu protagonista. Achei incrível esse poder de controle. A cenas da população todas coreografadas, é como se uma cidade fosse o palco para um enorme teatro. E é exatamente isso, um grande palco em que Jim Carrey trabalha brilhantemente. Para aqueles que pensam que Jim Carrey é sinônimo de comédia, não está completamente enganado, mas acho melhor dizer que Jim Carrey pode ser sinônimo de atuação! Sou fã desse cara!

Outro detalhe importantíssimo da trama são seus espectadores. Os espectadores são apaixonados pelo The Truman Show. E essa paixão é a maior responsável pelos 30 anos de exibição. Esses espectadores estão totalmente alienados. A prova disso é que poucos deles (pelo que vi, só 1)  pensam de forma contrária a grande maioria. A grande maioria só quer assistir a vida de outra pessoa. Como se a vida daquela pessoa fosse mais importante que a do próprio telespectador. A minoria que é contra luta pela libertação de Truman de sua fantasia.

Mas o que é fantasia e o que é real?
Para Truman, ele estava vivendo no mundo real.
Não é isso que conta?

Eu não sei, só sei que seria errado essa privação da liberdade de UM em prol de outras pessoas. Seria totalmente contra em manipular o comportamento de uma pessoa para entreter outras. As pessoas que fizeram críticas sobre o filme quando o mesmo foi lançado, talvez nem faziam ideia no que os realitys shows iriam se tornar. Me sinto privilegiado (ou talvez não) por escrever minha opinião vendo o passado, e o futuro daquele passado, que hoje é nosso presente.

A única diferença do reality show de Truman para o que vemos hoje é que as pessoas que compõem esses realitys estão ali por vontade, como profissão. Truman nasceu, cresceu, e... Dentro de um reality show. E que seres humanos fariam isso??? Por um lado O Show de Truman é assustador na questão sobre do que o ser humano é capaz para seu entretenimento e de outros. Nessa hora me vem a memória o Governador, personagem dos quadrinhos em The Walking Dead.

E nessa corja de seres humanos entram os produtores, diretores, telespectadores, atores e mais uma porrada de gente que não fazem nada pra parar um show, que ao meu ver, é de horror. Quando as pessoas dizem que tal meio de comunicação é manipulador, devia ao menos se dar o trabalho de refletir sobre isso. 

E por tudo que escrevi aqui, O Show de Truman entrou na minha lista de melhores filmes.

Confira também o vídeo a seguir.


Leia também:
Trecho da crítica:

"A falta de reflexão joga a humanidade em um buraco sem fundo sem que os indivíduos sequer percebam, pois estão entorpecidos por um ritmo de vida frenético e por veículos de comunicação manipuladores que lhes dizem como se comportar e o que pensar, enquanto atolam a todos em enormes volumes de lixo que chamam de 'cultura' ou de 'entretenimento'."