domingo, 12 de janeiro de 2014

Community S05E03: Por dentro do Ass Crack Bandit Case

CONTÉM SPOILERS

Esse post tem por base o ótimo terceiro episódio da quinta temporada de Community

Afinal, quem são os reais suspeitos? Tem que ser alguém que atacou antes, ou não?. Se Annie possui recortes de jornal, provavelmente The Greendale Seven estavam lá. Será que pode ter sido um deles? Naquela época não houve nenhuma apreensão e o bandido continuou solto, mas cessou as atividades. Quem seriam os suspeitos? Pergunta ainda difícil de responder, pois não temos muitos dados da época. Sabemos que o bandido não atacava a mais de um ano.







Seria o real Ass Crack Bandit que voltou a atacar, ou é um copycat? Um plagiador? Irei analisar e ilustrar este post para criar um mapa de acontecimentos para que fique mais claro e fácil de solucionar o caso. Irei analisar por ordem de acontecimentos, identificando aonde cada pessoa estava na hora dos ataques.


Ataque a Garret Lambert


Garret Lambert: a vítima.

Shirley Bennett: Quando o bandido inseria a moeda no cofrinho de Garrett, Shirley estava na cafeteria.


Dean Craig Pelton: Estava na cafeteria junto a Shirley.

Fat Neal: Estava indo em direção a cafeteria.


Kevin Chang: Estava lanchando na cafeteria.


Resto do elenco: Paradeiro desconhecido.

Após o primeiro ataque, Dean Craig Pelton fez uma conferência com a impressa local. Ele apresentou a carta para The Greendale Six. O conteúdo da carta dizia o seguinte:


“I am the Ass Crack Bandit. Humans make better banks than piggies. Whenever I get more change at the store, I can't wait to drop it down your butts. I think I will go to the bank and get so much change and take all my dollars and make them into change and drop it all down there.”


"Sou o Bandido do Cofrinho. Humanos são melhores que porquinhos. Sempre que recebo troco na loja, fico esperando para colocar ele nas suas bundas. Acho que vou ao banco pegar muito troco e transformar todos meus dólares em moedas e colocar ele todo lá.”
O texto denota bastante vontade do bandido em praticar seus crimes e que sabe pouca gramática, denotando falta de conhecimento*.


Observação 1: Ian Duncan surge repentinamente na sala de estudos contando a história sobre a mãe doente. A presença de Duncan confirma que Dean Craig Pelton o convocou para traçar um perfil do criminoso.


Observação 2: As evidências de Annie faz com ela desconfie dos professores.

Ataque a Troy Barnes



O bandido estava a espreita.

Troy Barnes: vítima.
Abed Nadir: inocente pois estava ao telefone conversando com Troy.
Resto do elenco: Paradeiro desconhecido.

Após o segundo ataque o bandido deixou mais um recado que continha o seguinte texo:


“I hope you enjoyed my work again. You can't stop me, because what are you gonna do, not have butts?” 

“Espero que tenham curtido meu feito. Não podem me deter. Pois, o que fariam? Não teriam bundas?”


Observação 3: Annie, ao deixar claro suas suspeitas sobre o bandido, Dean Craig Pelton reage de forma ignorante e em negação.


Cinco dias se passam. Vemos Shirley Bennett e Leonard lucrando com os ataques.

Observação 4: Ian Duncan aponta que as motivações do bandido sejam por fúria ou paixão. Britta Perry, que não demonstra muito conhecimento*, ressalta o fato de que, o bandido odeia ou ama dinheiro, ou não liga para o dinheiro e odeia bundas, ou as ama. Uma declaração não muito inteligente.


Observação 5: Ao ser pedido por Dean Craig Pelton, Abed Nadir tenta fazer um reconhecimento da cena. Abed Nadir declara o seguinte:

“I see a man... Using a social disorder as a procedural device. Wait, wait, wait, I see another man. Mildly autistic super detectives everywhere. Basic cable, broadcast networks. Pain. Painful writing. It hurts.”


“Vejo um homem... usando uma doença social como um dispositivo processual. Espere, espere. Vejo outro homem. Levemente autista, super detetives em todo lugar. Sem TV à cabo, rede de televisão comum. Dor. Escrita dolorosa. Dói.”
Com essas declarações, o que Abed Nadir estava querendo dizer?


Observação 6: Kevin Chang é psicopata, louco, instável, perturbado, estranho, bipolar... mas não parece suspeito.


Investigando juntos, Annie Edson e Jeff Winger, continuam em busca de pistas. Jeff Winger lê o seguinte texto:

“I am the mad hatter, if hats were butts. I am neither left nor right. I am the space between. To me, you're all like ants marching to class, freaks on parade.”

“Sou o chapeleiro maluco, se chapéus fossem bundas. Sou nem direita, nem esquerda, sou o espaço entre os dois. Vocês são como formigas para mim, marchando à aula, loucos do desfile.”


O texto denota obsessão por bundas e indignação com algo ou alguém(s). Jeff Winger declara que o bandido, ou o responsável pelo texto, é fã de Dave Matthews Band. Em uma busca feita por Annie, ela achou 8 potenciais suspeitos no banco de dados de Greendale que curtem a banda.

Ataque a Vicki e um outro cara


Vicki e o outro cara: vítimas.


Tory Barnes: Estava dando um depoimento incentivando as medidas de Dean Craig Pelton.
Dean Craig Pelton: Apresentando.


Garret Lambert: presente na arquibancada.


Annie Edson e Jeff Winger: estavam investigando.


Kevin Chang: estava andando pelos corredores afim de capturar o bandico.

Resto do elenco: paradeiro desconhecido.


Observação 7: Dean Craig Pelton fica furioso com o comportamento investigativo de Annie Edson e Jeff Winger, e pune ambos. Nesse instante, Dean Craig Pelton atende o telefone. Do outro da linha era o Ass Crack Bandit. Ele disse:

"This is the Ass Crack Bandit. I find it funny that you ever thought you could catch me."

"I've enjoyed our game of cat and mouse. It's funny how close your two little helpers get to catching me. I liked watching them run in circles. Although sometimes I wonder, are they chasing me as an excuse to get near to each other? I mean, get a room already."

"I am the bringer of change. I am the filler of cracks."

“Aqui é o Bandido do Cofrinho. Acho engraçado terem pensando que poderiam me pegar.”

“Gostei do nosso jogo de gato e rato. É engraçado como seus ajudantes chegaram perto de me pegar. Gostei de vê-los correr em círculos. Mas, às vezes, pergunto-me. Perseguir-me é uma desculpa para ficarem juntos? Vão para um quarto logo.”

“Sou o que serve trocados. Sou o que enche cofrinhos.”


Observação 8: A ligação do bandido não parecia gravada devido as pausas em seu discurso quando o Dean Craig Pelton, Annie Edson e Jeff Winger falavam. O que livra todos os presentes da sala de serem o Ass Crack Bandit. Pelo discurso, o bandido estava observando Annie Edson e Jeff Winger.





Observação 8.1: Adiantando a investigação descobrimos que a ligação foi armada. Quem estava ao telefone (aparentemente em uma gravação), a mando de Dean Craig Pelton, era Alex Osbourne, popularmente conhecido como Star-Burns. Adiante temos conhecimentos que Dean Craig Pelton agiu dessa forma para tentar encerrar o caso do Ass Crack Bandit. Fica a dúvida de quem era a voz. Osbourne ou Pelton.

Ataque a Ian Duncan

Antes do ataque, Ian Duncan era o principal suspeito. 





Ian Duncan: vítima.
Annie Edson e Jeff Winger: correm atrás do bandido.




Shirley Bennet: surge, e de forma suspeita e repentina, no corredor trazendo a notícia de que Pierce Morgan faleceu. Suspeito, pois não temos provas concretas de que ele está morto, e conveniente para escapar de acusações, caso fosse suspeita. Atitude muito, muito suspeita.


Alex Osbourne: preso em uma jaula sendo agredido por moedas.

Resto do elenco: paradeiro desconhecido.

Ao final do episódio temos uma montagem com os potenciais suspeitos do caso.


Britta Perry: Ausente em grande parte do episódio, e escrevendo um “Into the mind”, parece suspeito. Talvez porque Britta Perry tenha feito tudo intencionalmente para ser reconhecida com uma boa psicóloga e obter sucesso com o caso. Talvez Britta Perry seja uma copycat, que viu uma oportunidade de sucesso ao recriar o Ass Crack Bandit.



Abed Nadir: Viciado em cultura pop (pop), vemos que Abed Nadir deleta, como se estivesse se livrando de evidências, shows de investigação criminal como The Bridge, Hannibal e Johnny Spectrum (show a ser pesquisado mais detalhadamente, pois não houve resultados no Google. Seria uma criação de Abed Nadir?). Além disso, Abed Nadir demonstra habilidade em manipular moedas.


Shirley Bennett: Com uma situação financeira precária, ela pode ter feito tudo para livrar a escola de moedas e lucrar mais com seu comércio.


Buzz Hickey: Ao ler um artigo de jornal intitulado de “Purge in wake of ripper case. No arrest made – Suspect still at large”, sugere que Buzz Hickey possa ser um criminoso. Certo?



Lunch Lady: Olhares suspeitos, ausência da trama.



Honda: Também habilidosa com moedas e não atendeu o gesto para “trace the call” pois talvez sabia que não era o Ass Crack Bandit.


Podemos afirmar que pode haver mais de um Ass Crack Bandit. Ele pode agir por motivos diferentes. Pode ser um copycat ou o original. Pode ser homem ou mulher. E os menos suspeitos são: Annie Edson, Jeff Winger, Dean Craig Pelton e Alex Osbourne. Algo a acrescentar? Deixe nos comentários.

Por fim, é preciso mencionar que que o Ass Crack Bendit foi mencionado no
S02E17 - Intro to Political Science. Annie prometeu pegá-lo.



P.S.: Queria que o Ass Crack Bandit  fosse o Vince Gilligan, mesmo as noticias dizendo que o personagem dele é outra coisa.
P.S.: 
As traduções são da equipe ManiacSubs.