sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Fast View: United 93 (2006)

CONTÉM SPOILERS

O início, como todo os termos técnicos podem afastar o telespectador. Com poucas falas já entendemos que está ocorrendo vários sequestros de aeronaves e que ninguém faz ideia do que seja. Sendo assim, acho que um maior tempo de tela para os passageiros do voo 93 seria mais proveitoso.

Mas até que os passageiros ganhem maior tempo de tela no filme, os momentos onde os controladores e militares recebiam a notícia dos ataques ao pentágono e as torres gêmeas eram tocantes. Ver a reação do povo àquela catástrofe sem saber o que pensar, desnorteados, deve ter sido um susto e tanto.

Em 2001 tinha 7 anos. Não tinha cabeça pra entender os acontecimentos, só queria ver meus desenhos na Globo. Em 2006 tinha 12 anos. Não tinha ideia de que esse filme existia e pouco interesse sobre o acontecimento. Em 2014 estou pra completar 20 anos. Estou completamente abalado com o drama daqueles passageiros. Só quem viveu aquilo sabe da real intensidade daqueles acontecimentos. E os familiares e amigos que receberam a ligação? Não sei o que devia ter passado na mente deles, além de tristeza.

Torci para os passageiros sobreviverem, mesmo com meu consciente sendo preparado para um final triste. O final, com o ataque dos passageiros, foi apavorante. Muita tensão e desespero. Sentado na cama, arrancando cabelos, lágrimas nos olhos e com o corpo inclinado para a frente vibrando por cada sucesso na ação dos passageiros. Radicais religiosos fogem ao equilíbrio e são uma ameaça constante. Agora compreendo todas as medidas tomadas pelos americanos em relação a estrangeiros. Eles não podem, em qualquer possibilidade, deixar aquilo acontecer novamente. 

Cheguei nesse filme por Capitão Phillips e por Paul Greengrass. Paul fez um ótimo trabalho em ambos. Pretendo conferir mais trabalhos dele. Não tinha simpatia com o 11 de setembro, mas também não era indiferente ao acontecimento. Depois de United 93 encaro o acontecimento com compaixão para todos os afetados, diretamente, ou indiretamente.