sábado, 17 de novembro de 2012

Sobre o filme Looper


Este post é destinado a pessoas que assistiram ao filme Looper e ficaram com um nó na cabeça. O texto está bem descritivo e as partes em itálico representam meus pensamentos e teorias. No final deste post se encontra especulações sobre o filme. Por se tratar de viagem no tempo este post pode estar com peças faltando, caso você as encontre por favor deixe-as nos comentários.

Portanto, se você ainda não assistiu ao filme, não recomendo que leia o post, mas recomendo que vá assistir. No mais, tenha uma boa leitura e se você tiver algum conhecimento não deixe de compartilhá-lo nos comentários. E uma última coisa deve ser dita, este post segue a ordem de acontecimentos do filme, mas eu cito coisas que acontecem em ordem diferente, mas basicamente está na ordem de acontecimentos do filme.

------------- SPOILERS -------------

A primeira (e única) linha temporal que vemos é a passada em 2044. Esse é o nosso presente. Ao longo do inicio do filme Joe-Joseph (o personagem Joe, interpretado pelo Joseph Gordon-Levitt) ambienta o espectador sobre os fatos.

Em 2044 não existe viagem no tempo, mas em 2074, 30 anos depois, ela irá existir, e será ilegal. Elas serão realizadas pelas maiores facções criminosas. Em 2074 é quase impossível se livrar de um corpo, devido às técnicas de rastreamento da polícia, então as facções criminosas utilizam a viagem no tempo para desovar os corpos.

Quando os corpos são enviados eles estão com um saco na cabeça e com as mãos amarradas. O Looper o mata e recolhe a prata que está nas costas da vítima.

Ele diz que os Loopers são assassinos que matam pessoas enviadas do futuro. Em recompensa eles ganham certa quantidade de prata, ou seja, um pagamento.

Os Loopers possuem uma arma chamada Bacamarte, é uma arma poderosa de alcance de 13 metros, se estiver no alcance é quase impossível de errar. A moeda corrente é o Jed.

04:30 – Um homem atira todo despreocupado em outro homem que tentava roubar algo. Primeira inconsistência do filme, já que, se nem a máfia mata pessoas, quem diria um cidadão comum.

10% da população desenvolveu uma mutação telecinética. Mas eles só conseguem levitar pequenos objetos. A primeira vez que apareceram, todos acharam que seriam super-heróis. Curioso mencionarem isso, pois seria exatamente o que poderia acontecer. Em um outdoor está passando um anúncio onde você poderia fazer um teste para saber se tinha a mutação.

O motivo dos assassinos de aluguel possuir o nome Looper, é porque quando aceita o trabalho eles concordam com a condição de que quando o contrato for encerrado, e como o empregador não quer que exista qualquer traço de relacionamento com o Looper, você eventualmente terá que matar sua pessoa vinda do futuro. Como a vítima vem com um saco na cabeça, e sua função é apenas matar e desovar, a única forma de saber que aquele corpo é seu, acontece quando o Looper for recolher a recompensa. Após a morte da vítima você vai pegar a recompensa, se a recompensa, ao invés de prata for ouro, significa que você só tem mais 30 anos de sossego até que a máfia dê um jeito de te achar e te enviar para o passado para que você, "sem saber", "se mate", criando assim, um loop.

O curioso é que se um Looper deixa seu Loop fugir ambos são caçados e mortos.

O esquema funciona apenas para as pessoas do futuro, os Loopers ficarão nesse loop infinitamente. A não ser que um Looper cometa suicídio. Cometendo suicídio o Looper da fim ao seu futuro Loop. A maioria dos Loopers não possui futuro (futuro no sentido de boa vida) antes de entrarem para o ramo de assassinato, por isso aceitam o trabalho e as condições.

O que ele pinga no olho é uma espécie de droga com efeitos desconhecidos.

08:35 – Dick Butkus, de The Neighbors, aparece. Parece que Joe-Joseph se vê no garoto, devido sua história que ficamos sabendo ao longo do filme.

Joe-Joseph mata suas vítimas sempre no mesmo local, mas com horas diferentes.

Seth não mata seu Loop, pois se reconhece devido a uma música que a vítima canta, assim, a vítima de Seth (Seth do futuro) é caçada pela máfia de Abe. Seth do presente conta para Joe-Joseph que existe um novo chefe no futuro que está dando fim aos Loops. Seu nome é Fazedor de Chuva.

Abe é do futuro e controla a cidade de Kansas. E conheceu Joe-Joseph quando pequeno. História que Joe-Joseph conta para Cid certo momento do filme.

Seth do futuro está correndo e antes de pular a grade ele vê uma cicatriz em seu braço que não existia antes. A cicatriz foi feita em seu corpo do presente e virou reflexo em seu corpo do futuro. Esse fato prova que as mudanças sofridas no corpo do presente afetam o corpo do futuro.

Joe-Bruce (o personagem Joe interpretado por Bruce Willies), que é do futuro, aparece na frente de Joe-Joseph em um dia normal de trabalho. Ele está sem o saco na cabeça e com as mãos desamarradas. Joe-Bruce consegue apagar Joe-Joseph e foge, mas deixa um bilhete no bolso da jaqueta de Joe-Joseph dizendo para sair da cidade, mas ele não dá bola. Joe-Joseph volta para seu apartamento, ocorre um confronto com os capangas de Abe, e Joe-Joseph fugindo acaba caindo da escada em cima de um carro e desmaia.
-------------

Agora voltamos a ver Joe-Joseph, só que dessa vez ele mata Joe-Bruce e descobre, ao recolher sua recompensa, que seu contrato acabou, ou seja, o Loop foi encerrado.

Aí vemos a evolução do tempo em flashfoward. Passam-se 30 anos. Trinta anos depois, a máfia foi atrás de Joe-Bruce. Na confusão eles matam sua mulher (sabe-se lá o porquê), o seqüestram, botam fogo em sua casa, e o leva para a máquina do tempo, onde ele será transportado para 2044 para ser morto e desovado.

Só que, diferente do que vimos quando Joe-Joseph mata Joe-Bruce encapuzado, agora Joe-Bruce consegue escapar da máfia, mas resolve entrar máquina do tempo para matar o Fazedor de Chuvas (pois mais pra frente no filme descobrimos que Joe-Bruce tem anotado em sua mão números que tem ligação com o Fazedor de Chuvas em 2044) e vingar a morte de sua esposa, fazendo assim que com ela não morra.

A partir desse ponto do filme estamos em uma mesma linha do tempo. Pois, embora façamos escolhas elas acabam tendo um mesmo resultado final. E se tratando no caso dos Loopers a coisa é mais complexa, pois:

Existe apenas uma linha temporal que diz que Joe-Joseph mata Joe-Bruce e a vida continua por 30 anos. Essa linha é modificada quando Joe-Bruce volta no tempo para que não seja morto por Joe-Joseph. Nesse momento ele quebra a linha temporal criando um loop, que no final do filme vemos que será encerrado com o suicídio de Joe-Joseph.

Ao voltar a 2044, Joe-Bruce tem vagas lembranças do que viveu como quebrar o telefone. Isso é uma inconsistência do filme, já que Joe-Bruce não deveria ter aquelas memórias, pois aquelas memórias se originaram por causa da sua fuga. E supondo do principio que é a primeira vez que aquilo está acontecendo, a memória seria improvável. Um grande erro de roteiro. 

Se bem que ao voltar no tempo ele quebra o espaço-tempo, e como não temos conhecimento o bastante do espaço-tempo, talvez haja a possibilidade de que ao quebrar o espaço-tempo você também atrapalha sua consciência. Atrapalhando sua consciência você cria um vinculo com sua consciência do presente e vê o que seu eu do presente vê, com um intervalo de tempo. (desconsidere os parágrafos riscados. Revi a cena e não entendi bulhufas de porque escrevi isso. Se você entender deixe nos comentários)

Ao encontrar com Joe-Joseph, Joe-Bruce o protege do capanga que iria matá-lo, entrando assim em contato consigo mesmo e criando memórias freneticamente em loop quase que infinito.

Seguindo... Com um número escrito em sua mão, Joe-Bruce joga o número no “Google” e descobre ser dados de nascimento de três possíveis crianças. Uma dessas crianças é o Fazedor de Chuvas.

A seguir Joe-Bruce percebe estar ganhando uma cicatriz. Joe-Bruce vê a cicatriz que nunca existiu, a cicatriz forma a palavra BEATRIX, que é o nome da garçonete de sua lanchonete preferida. O corte da cicatriz foi feito por Joe-Joseph. Joe-Bruce vai até a lanchonete onde Beatrix trabalha e encontra-se com Joe-Joseph.

Ao perguntado se sabe o que vai acontecer e se ele já fez isso antes (como Joe-Joseph) por Joe-Joseph, Joe-Bruce reage de forma impaciente dizendo não querer falar sobre “essa droga de viagem no tempo. Se começarmos com isso, passaremos o dia todo, fazendo diagramas com canudos e isso não importa”. Essa é uma clássica saída nessas histórias sobre viagem no tempo. O que me deixa decepcionado. Eu compreendo, mas gostaria de uma discussão a respeito no filme.

Joe-Bruce diz que sua memória está muito nublada - e devia - já que ele está em contato com seu passado, e agora presente, o que passa em sua consciência atrapalhada pelo espaço-tempo é pura informação que estão acabando de serem formadas. Certo?

“Pois minhas memórias não são memórias verdadeiras. São apenas possibilidades e eventualidades agora. E elas clareiam, ou se nublam, tornando-se menos verossímeis. Mas retornam para o presente, tornando-se claras novamente. Posso lembrar-me do que você faz logo após você o fazer. E machuca. Mas essa é uma descrição precisa de um mecanismo vago. É uma bagunça. Tudo que sei são duas coisas: Sei o que acontece na minha cabeça, e sei que ainda vai conhecê-la.” Este trecho é do diálogo que Joe-Bruce tem com Joe-Joseph.

Joe-Bruce comenta sobre o Fazedor de Chuvas. O Fazedor de Chuvas realiza execuções em massa, extermínio de mendigos, tudo de uma vez. A lenda diz que não se sabe de onde ele veio. Que em seis meses assumiu o controle do crime organizado. Sozinho. Não se sabe se é “ele” ou “ela”. Dizem que tem uma mandíbula sintética, que viu a mãe morrer (fato concretizado por Sara ao longo do filme) e coisas assim. A história foi espalha pelos Loopers, pois a primeira coisa que ele fez foi dar um fim aos Loops (por vingança a sua mãe, talvez?).

0-7-1-5-3-9-0-2-9-3-5

15/07/2039 (data de nascimento) – 02935 (prontuário da maternidade) – Três crianças nasciam. Uma delas era o Fazedor de Chuvas. O objetivo de Joe-Bruce é matar essa criança, antes que ela se torne o Fazedor de Chuvas, tipo matar Hitler. Assim, Joe-Bruce não iria ter que voltar no tempo para matá-lo, já que o Fazedor de Chuva tocava o terror no futuro, principalmente nos Loops. O que me faz pensar sobre a máfia que contratava os Loops. Se o Fazedor de Chuva poderia estar agindo por vingança, será que ele exterminou as máfias? O que motivou Abe a voltar pro passado? Fundar os Loopers? Fugir do Fazedor de Chuva?

Joe-Joseph rouba um pedaço do mapa de Joe-Bruce e vai em direção ao local. Fazenda da Sara.

56:08 – Retard Policeman appears. Clique aqui, depois de ler o resto do post, ou não.

O molequinho, Cid (Pierce Gagnon), é um ator mirim incrível.

Joe-Bruce matando a criancinha é bem foda. O sentimento de pena pela criança é devastador para Joe-Bruce. Imagino que ele estava pensando se era justo matar uma criança que ainda era inocente, mas que no futuro seria um monstro e esse monstro iria matar sua mulher. É justo matar alguém que nada de ruim fez, mas que no futuro iria fazer? Seria possível modificar o comportamento da criança para que ela não viesse a se tornar o Fazedor de Chuva?

Seguindo... Cid diz que se lembra da morte de sua mãe (irmã de Sara, que é sua verdadeira mãe) e diz que não podia impedir que ela morresse, pois não era forte o suficiente. Fato é que Cid acidentalmente matou a irmã de Sara, pois a irmã de Sara... Sara conta a história para Joe-Joseph. Ela diz que deixou Cid com a irmã na fazenda, pois não queria largar a vida na cidade.

Aparentemente Cid é um gênio, muito inteligente para sua idade. Ele consegue construir dispositivos eletrônicos e aprendeu muito cedo a tabuada.

Ao ensinar a tabuada para Cid ocorre à cena onde ele perde a calma por pensar que Sara mente ao dizer que essa sua mãe. Ao perder a calma, Cid demonstra sua capacidade telecinética, que ao longo do filme vemos que é genético (vindo de Sara que possui a mutação), e o poder é tão forte que ele consegue mudar o clima para tempestade, talvez por isso seu nome seja Fazedor de Chuvas. Mas Cid ainda é uma criança inocente e logo depois do incidente pede desculpas a Sara.

Agora vemos Joe-Bruce indo atrás de outra criança. A mãe dessa criança é uma stripper que Joe-Joseph costumava ficar.

Voltamos para a casa de Cid. Um capanga de Abe foi em busca de Joe-Joseph. O importante dessa seqüência de cenas é a demonstração de poder (que não fica muito calara) que Cid possui. No estilo Fênix (Jean Grey) de poder.

Cid leva Joe-Joseph para uma passagem secreta. Ali, Joe-Joseph diz que sua mãe o deu quando tinha a idade Cid (um pouco mais novo), pois ela estava sozinha. No inicio Joe-Joseph achava que ela era estúpida, mas depois percebeu que ela estava sozinha e por isso ela o vendeu para um bando de mendigos. Ele fugiu e correu. Acabou parando em um trem, e ficou lá naquele vagão, sozinho, imaginando que ia matar cada homem que o comprou.

Então um cara (Abe) o encontrou e deu-lhe uma arma, e assim ele teve mais respeito.

Após ouvir a história, Cid afirma que não irá deixar que Sara seja morta. Nesse trecho é possível sentir que Cid fará qualquer coisa para salvar Sara. E é o que ele faz ao longo do final do filme.

Agora vemos Kid Blue vigiando Joe-Bruce. Ele pretende capturá-lo.

Voltamos para Sara e Joe-Joseph. Sara mostra sua habilidade telecinética com isqueiro. Nessa seqüência de cenas Sara conta a Joe-Joseph quando ela foi buscar Cid após a morte de sua irmã. Ela diz que abandou Cid. O curioso que é que Cid cai na mesma história de abandono de Mãe. Então ela diz que enquanto Cid estiver crescendo com ela, ele nunca irá se perder, ou seja, nunca irá tornar-se o Fazedor de Chuvas.

A noite passa. Jessie (capanga de Abe) está fazendo Sara de refém. De repente Cid aparece na escada, e quando a arma de Jessie é apontada para Cid ele se assusta e perde o equilíbrio, assim, ele cai da escada em slow motion. Durante a queda Cid manifesta seu poder de telecinese. Joe-Joseph vai em direção a Cid para tentar segurá-lo, mas é impedido por Sara que o agarra e vai em direção a porta. Cid levita Jessie e o explode. Eu curti MUITO!

Enquanto isso... Joe-Bruce invade a casa da stripper e quando vai em direção do quarto da criança ele tem uma surpresa. Kid Blue o está esperando. Kid Blue o apaga e o leva para Abe.

De volta à fazenda de Sara... Joe-Joseph percebe que, com a demonstração de poder de Cid, ele é o Fazedor de Chuvas. Ele afirma que Sara sabia desse poder e pergunta como a irmã de Sara morreu, se ela foi explodida como Jessie. Sara diz que ela estava subindo uma estante e ela caiu em cima dele, ele ficou assustado e ela explodiu. Diz que também que um dia ele aprenderá a controlar a força. Então Joe-Joseph questiona o que ele será capaz de fazer. Sara então rebate dizendo que ele pode fazer o bem, se ele crescesse com ela criando-o, ele cresceria bom.

Então Joe-Joseph vai atrás de Cid na plantação. Ele o encontra agachado e todo ensangüentado devido à explosão de Jessie. E ao invés de matá-lo, ele apenas se aproxima e parece entender que ele apenas queria protegê-los de Jessie. Curioso o fato de que, quando Joe-Joseph toma conhecimento de que Cid é o Fazedor de Chuvas, em teoria, logo em seguida Joe-Bruce adquire esse conhecimento, e talvez por isso ele não vai atrás da segunda criança que ele não matou, pois sabe que a segunda criança não é o Fazedor de Chuvas. Joe-Joseph diz para Sara sair da cidade e ele fica, sabendo que alguma hora Joe-Bruce estaria ali. Logo, talvez Joe-Bruce soubesse que Sara não ia estar mais na fazenda, mas como Joe-Bruce disse anteriormente que a mente dele está uma confusão, capaz que a memória de Joe-Joseph não tenha tido tempo para viajar no espaço-tempo e ser processada pela mente de Joe-Bruce.

Voltando para Joe-Bruce... Kid Blue o leva para Abe, mas Joe-Bruce consegue escapar e matar vários capangas do Abe, e inclusive o próprio Abe. Kid Blue está vivo e vê o corpo de Abe. Então ele decide ir atrás de Joe-Bruce-Joseph.

De volta à fazenda... Joe-Bruce encontra-se com Joe-Joseph e diz para ele pegar o ouro e ir embora, pois ninguém o iria atrapalhar, ele tinha dado um jeito na situação. E diz ainda que com certeza ele vai matar o garoto. A justificativa é que se o Cid ficar vivo a vida do Joe será destruída (a mulher chinesa morre).

Kid Blue aparece, tenta matar Joe-Joseph, mas não consegue, pelo contrário, Joe-Joseph o mata. Com Joe-Joseph distraído, Joe-Bruce corre para encontrar com Cid e Sara na rua. Sara escolhe acelerar, mas Cid insiste para que ela pare, pois eles podem ser atingidos pelos tiros vindos de Joe-Bruce. Com isso Cid fica nervoso e vira o carro de cabeça para baixo. Talvez Cid quisesse arremessar Joe-Bruce para trás e não virar o carro, mas como ele não controla totalmente sua habilidade... O carro acaba virando.

Joe-Bruce continua atirando enquanto Sara e Cid correm em direção à plantação. Sara cai (como todo clichê de fuga) e Cid para pra ver. Assim, Joe-Bruce dispara um tiro que acerta de raspão à maçã do rosto do lado direito de Cid fazendo com ele caía no chão. Ele não morreu, pois o tiro passou de raspão. Daí vem a história de que o Fazedor de Chuva tem uma mandíbula sintética. Mas não vejo necessidade de uma mandíbula sintética, já que o tiro pegou de raspão.

Então Cid se levanta e mais uma vez demonstra seu poder levitando a vegetação local, Joe-Bruce e Sara, e mandando uma onda de choque. Aí vemos que ele não consegue se controlar, e por isso Sara segurou Joe-Joseph no momento em que Cid caia da escada.

Mas ao olhar de volta para Sara, e ouvir o que ela está dizendo, ele consegue se controlar, diminuir sua raiva e terminar sua demonstração de poder. A cena é fantástica! Então Joe-Joseph chega ao local, mas Joe-Bruce ainda irá atirar. Sara se põe na frente da trajetória de tiro. E então temos a origem do Fazedor de Chuvas que é fruto da imaginação de Joe-Joseph.

Na sua imaginação ele vê que Joe-Bruce iria atirar em Sara (uma mãe que morreria pelo filho), Joe-Bruce iria atrás de Cid (um homem que mataria pela esposa), e Cid conseguiria entrar em um dos vagões de um trem (um garoto com raiva e sozinho, com um mau caminho pela frente). Curioso o fato que o Cid estar em um trem remete as memórias de infância de Joe. Então Joe-Joseph se dá conta de que o passado era um círculo, dando voltas.

Ao se dar conta disso ele pega a bacamarte e atira em seu peito. Assim ele não existiria no futuro, assim Joe-Bruce não existiria, assim, Joe-Bruce desaparece em frente aos olhos de Sara.

Sara grita por Cid, e com ele não muito longe, saiu da vegetação e correu em direção a Sara. Ele pergunta onde está Joe. Ela diz que ele teve que ir embora. Eles voltam pra casa. A trilha sonora é emocionante.

-------------

O que não temos certeza

A análise agora fica por imaginar que caminho tomou Cid. Ele chegou a ser tornar o Fazedor de Chuvas? Ou virou uma espécie de super-herói que suas habilidades para o bem? E supondo que Sara morresse e a imaginação de Joe-Joseph se realiza, Cid (Fazedor de Chuvas) matava os Loops do futuro por vingança?

Considerações finais

O Izzy Nobre, um youtuber brasileiro, fez um vídeo falando sobre o Looper. No vídeo ele diz que não gostou do filme por diversas inconsistências que ele observou durante o filme. Ele possuí bons argumentos, eu recomendo que você assista ao vídeo. Clique aqui para ver o vídeo.

Por fim, lembre-se, viagem no tempo não é algo tão fácil de assimilar.

P.S.: Ás 1 hora, 33 minutos e 8 segundos de filme mostra carros de polícia e de capangas entrando no La Belle (boate do filme e covil de Abe). A pergunta que fica é se a policia tinha algum esquema com a máfia.

P.S. 2: Este post está sujeito a mudanças no texto para que haja um melhor entendimento do leitor.