quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Filmes de Zumbi - Parte 1

Motivado por The Walking Dead, estou assistindo a filmes do gênero zumbi. Dei uma pesquisada na internet para ter uma noção de quais são os mais populares e os quase indispensáveis. Na lista de filmes que irei assistir estão:

Night of the Living Dead (A noite dos mortos vivos, de 1968);
Dawn of the Dead (Despertar dos Mortos, de 1978);
Day of the Dead (Dia dos mortos, de 1985)
28 Days Later (Extermínio, de 2002);
Dawn of the Dead (Madrugada dos mortos, de 2004, remake do filme de 1978);
Shaun of the Dead (Todo mundo quase morto, de 2004);
Land Of The Dead (Terra dos mortos, de 2005);
28 Weeks Later (Extermínio 2, de 2007);
Zombieland (Zumbilândia, de 2009);
ParaNorman (ParaNorman, de 2012).

Dessa lista já assisti Dawn of the Dead (2004), 28 Days Later, 28 Weeks Later, Shaun of the Dead e ParaNorman. E é sobre estes filmes que este post será dedicado. Os outros filmes virão em seguida, assim que eu assisti-los, em uma segunda parte deste post. Então, vamos aos comentários?

Dawn of the Dead (2004)


Dawn of the Dead, ou mais conhecido por aqui como Madrugada dos mortos, é um remake do filme de 1978, de George A. Romero, considerado o responsável pela propagação da cultura zumbi.

Os filmes de Romero são considerados clássicos para a cultura zumbi. Como não assisti o original (de 1978) não serei capaz de fazer comparações. Portanto irei apenas comentar o que já assisti (e que agora revi), que é o de 2004.

Madruga dos mortos acompanha um grupo de sobreviventes no apocalipse zumbi. Esse grupo se instala em um shopping e lá obtém recursos para sobreviver.

No filme não tem zumbi lento ou estúpido, muito pelo contrário, ele pega características de 28 Days Later (que será comentado mais adiante), onde os infectados são rápidos e ágeis.

O filme é responsável por uma cena clássica, a cena do parto de uma mulher infectada. "Tenso" não chega nem perto de definir o que é essa cena. Além disso o filme é regado de sangue e muito terror. E a sequência de cenas que se passa quando eles deixam o shopping é sensacional. E claro, o final também é foda! Acredito que Madrugada dos mortos é indispensável para um apreciador da cultura zumbi.

Trailer


28 Days Later

28 Days Later é considerado o responsável por inserir os zumbis velozes neste universo de mortos-vivos. De origem britânica, o diretor Danny Boyle, passa sua visão de um apocalipse mais próximo da nossa realidade. Diferente de Romero com seus zumbis lentos, os infectados de 28 Days Later são mais velozes do que o normal.
Infectados por um vírus que causa raiva, os "zumbis" são capazes de elevar sua capacidade motora, e de resistência, para correr atrás de sua vítima. Outro fato bacana é que quando um infectado ataca um ser não infectado, a infecção se alastra rapidamente, e em média de 20 segundos, o ser não infectado já está atrás de outra vítima. Um fato curioso é que um infectado tem a prioridade de matar e não de alimentar-se. A alimentação de um infectado vem em segundo plano.

Como grande parte das produções do gênero de zumbi, 28 Days Later aborda os personagens não infectados, mostrando sua sobrevivência perante aquele cenário, que 28 dias atrás era totalmente diferente. Em minha opinião, o filme chega bem próximo da essência de The Walking Dead.

Outro fato bacana é que com alguns minutos de filme mostra a cena onde vemos nosso protagonista, Jim (Cillian Murphy), acordar de um coma, em um hospital abandonado e, após sair do hospital, vaga pelas ruas vazias. A cena tem a mesma pegada da cena do Rick (The Walking Dead) saindo do hospital. Teria Robert Kirkman sido influenciado pelo filme de 2002? Já que a HQ é de 2003?

No mais, o filme é bacana, tem muito terror, jorradas de sangue, helicóptero estraçalhando zumbi, tiroteio, drama... Pode não ser o melhor filme do mundo, mas vale muito ser assistido.

Trailer


28 Weeks Later

28 Weeks Later é a sequência de 28 Days Later, só que dessa vez Danny Boyle atuou como produtor, e não como diretor. O filme não segue o mesmo elenco de 28 Days Later. Dessa vez a história aborda o o cenário de 28 semanas depois da infecção, onde a maioria dos infectados morreram de fome, o exército americano está reconstruindo a vida na Grã-Bretanha, e aos poucos trazendo de volta pessoas que estavam fora do país na época.

Nesse filmes vemos que é possível uma cura para a infecção. A cura viria de um portador do vírus que não se transformou em uma besta raivosa. Vemos também que um simples deslize em decidir o que fazer com um infectado pode causar um caos dos infernos.

(De boa, eu estourava a cabeça da aquela adolescente gatinha e daquele moleque cabeludo. Os moleque não se deram conta que estavam vivendo o PÓS de uma infecção cabulosa e qualquer merda podia ser jogada no ventilador se o vírus não fosse rapidamente controlado. E é o que acontece, a merda bate no ventilador e voa pra todo lado. O momento nem fudendo do filme é quando as crianças escrotas decidem se aventurar na cidade e ir em direção a sua antiga casa.)

Diferente de outros cenários de apocalipse zumbi, onde o mundo todo é afetado, em 28 Days/Weeks Later, apenas o Reino Unido foi afetado. Só que isso deixa de ser regional e aparentemente passará a ser global, como indica o gancho do segundo filme.

Vale dizer que Danny Boyle, em notícias de 2010, disse que gostaria de fazer um terceiro filme e fechar uma trilogia. Em noticias ele diz que gostaria de abordar a história na Russia, 28 meses depois do incidente em Londres. Até o momento não se tem informações de uma continuação, ou seja, 28 Months Later (28 Meses Depois) não tem data de produção.

Trailer


ParaNorman

ParaNorman é mais uma animação em stop-motion feita com maestria. O filme conta a história de Norman, um garoto que vê e fala com gente morta. Porém, ninguém acredita nessa habilidade de Norman, exceto o gordinho gente-boa, Neil. Certo dia, o tio de Norman (que a família acha que é doido), conta para Norman sobre um ritual que, atualmente era realizado por ele, protege a cidade de uma maldição que foi jogada por uma bruxa a muito tempo atrás.

Com o falecimento do tio de Norman, Norman fica responsável por esse ritual. Norman se confunde com os detalhes do ritual e acaba por não conseguir evitar que a maldição fosse cumprida e assim "os mortos" se levantam de suas tumbas.

ParaNorman entrou nessa minha lista pois ele pega muitos clichês de filmes de zumbi e tira sarro da situação. Aquele clichê que zumbi é lento e estúpido vira piada em ParaNorman. Fora os zumbis, a história também aborda as bruxas. E é com uma bruxa que o filme se encerra de forma que chega a ser emocionante.

ParaNorman aborda o julgamento do povo sobre alguém que é diferente. O curioso é que, em teoria,  ninguém quer ser igual a ninguém, todos querem ser o que quiserem ser, partindo desse principio teórico, qual a lógica de fulano julgar alguém por ser diferente? Então quer dizer que fulano pode querer ser diferente, mas se ciclano for diferente os fulanos acham ruim? Bando de fulanos hipócritas. E olha que "o diferente" no filme é uma criança com habilidades sobrenaturais desconhecidas para sua época, o que está longe da realidade, certo?

Trailer


Shaun of the Dead

Shaun of the Dead é uma comédia (feat. romance) com zumbis. O legal do filme é a comparação do antes e depois do apocalipse zumbi. Antes do apocalipse as pessoas já se comportavam como os clássicos zumbis. Por exemplo, quando você levanta da cama, você vai (espera-se) ao banheiro quase que cambaleando e abrindo a boca parecendo que vai engolir uma melancia. Isso te lembra o comportamento de zumbi? (espero que a resposta seja sim, porque do contrário você ficará sem entender o que eu quis dizer).

O filme também faz, de forma bem humorada, que qualquer coise vire arma para matar um zumbi. Com muito sangue, armas inusitadas e sotaque britânico, o filme consegue ser assistível. Por favor, não entenda que por "assistível" eu esteja querendo dizer que o filme é ruim. Ele só não é o melhor filme do mundo.

Eu sinceramente esperava mais do filme, não dei muitas gargalhadas, mas tenho que reconhecer que eles fizeram um bom trabalho nos detalhes em relação a cultura zumbi. Portanto, da dupla Simon Pegg e Nick Frost, eu ainda prefiro Paul (clique aqui).

Trailer


---------------------

Bem, aqui eu finalizo este post com bons filmes para serem assistidos. Espero assistir aos outros filmes da lista e tirar alguma interpretação útil, pois se os filme que eu irei assistir forem só sobre zumbis babões... aí eu vou ficar xatiado.

Se você chegou até aqui e gosta mesmo da cultura zumbi é meio que necessário que você assista a alguns (ou até todos) os filmes da lista do inicio do post. E a segunda parte vai sair, só não tenho previsão. Fique a vontade para comentar e sugerir algum filme que não esteja na lista e merece ser visto. Ele pode talvez entrar na lista.

P.S.: Se você não percebeu, a franquia Resident Evil não está lista por estar recente na memória de muita gente que acompanha a cultura zumbi.