sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Assista: Shameless US

Olhe para essa mulher (em primeiro plano) por um instante... 
Ela é fantástica.

Baseado na versão britânica, que eu não faço questão de ver (mas nunca se sabe), Shameless US apresenta os Gallaghers, a família mais foda da minha grade seriadora. Eles são batalhadores, porradeiros, sem vergonha, amorosos, unidos e humanos. A maratona (de 4 dias no-stop) mais deliciosa, depois de Fringe e Lost, que já fiz. Shameless proporciona o melhor dramédia da minha grade. Para os não familiarizados, dramédia é a junção de drama e comédia. Shameless faz esse gênero com uma harmonia brilhante e apaixonante.

No time dos Gallaghers temos Frank (William H. Macy), Fiona (Emmy Rossum), Lip (Jeremy Allen White), Ian (Cameron Monaghan), Debbie (Emma Kenney), Carl (Ethan Cutkosky) e Liam.

Frank, é um pai ausente, alcoólatra, sem vergonha, que sempre cruza a linha do limite alheio. Pessoalmente, odeio Frank e todo seu comportamento. Ele consegue ser nojento, repulsivo, desonesto, intolerante, arrogante, revoltante... Basicamente, um lixo ambulante. Vai por mim, você irá odiá-lo.

Frank e Fiona

Para equilibrar a família temos a fantástica Fiona. Fiona, não a “suprema”, se tornou minha diva número 1. Desculpe, Daenerys storm born, of house Targaryen, the first of her name, Khaleesi of the Dothraki, the unburnt, mother of dragons. Fiona é dedica aos irmãos, batalhadora, simples, forte, humilde, sempre se colocando em segundo plano pela família, linda. Emmy faz um trabalho excelente com Fiona. Fiona passa basicamente 70% da maioria dos episódios com lágrimas nos olhos. Em certos momentos a carga dramática em Fiona é tão intensa que é impossível não se emocionar. Uma das minhas personagens femininas favoritas.

Da esquerda para direita: Lip, Ian, Debbie, Carl. Imagens da 3ª temporada.

Ainda na família Gallagher temos Lip. Lip é um adolescente, quase formando no highschool, e que tem grande potencial na vida. Inteligente, esperto, dedicado, mas também sensível e sentimental. Ian, adolescente, tem grande amizade com Lip. Ambos trocam confidencias. Ian quer ser um militar e tem relações homo afetivas com seu chefe. What?! Yep. Debbie é o coração e o carinho da casa. A mais coração mole por Frank. Não muito esperta, mas definitivamente não ingênua. Carl é o capeta da casa. Sempre com um comportamento violento e agressivo com aqueles que não são de sua família. Pequeno papel, grande reflexo. Liam é o bebê, não tem muita relevância, exceto por Mônica, essa você vai ter que assistir pra saber quem é.

Os Gallaghers trazem um drama tão fantástico ao explorarem suas dificuldades com uma relação familiar tão unida e cooperativa que é difícil não se importar e querer o bem daquelas pessoas. E Frank não ajuda em NADA, acredite, ou assista pra ver se estou mentindo. A vida desses personagens é incrível e completamente plausível. Na classe baixa, morando num lugar barra pesada, eles conseguem se virar para continuarem sobrevivendo. Não é a típica vida americana que tanto vemos na ficção, muito pelo contrário, parece a vida dos brasileiros que moram na favela, talvez por isso o público brasileiro da série tenha tanta paixão pelos personagens e suas histórias.

Da esquerda para direita: Kev, V, Mandy, Mickey. Imagens da 3ª temporada.

Junto dos Gallaghers temos V (Shanola Hampton) e Kev (Steve Howey), vizinhos e grandes amigos dos Gallaghers. Kev é bar tender e V é um tipo de enfermeira. Ambos são extremamente carismáticos, divertidos e eróticos. Sex machinnes! Os Milkovich, formados por Mandy (Jane Levy) e Mickey (Noel Fisher) também são “ótimos” para a família Gallaghers. Uma vez li uma teoria falando que os namorados dos Gallaghers só trazem merda... Assista e tire suas conclusões. Por fim, os Jacksons, formados pela incrível e fantástica Sheila (Joan Cusack), com sua agorafobia, sua filha maldita Karen (Laura Wiggins), e seu marido Eddie (Joel Murray) de hábitos conservadores. Os coadjuvantes dos Gallaghers também são excelentes! Além desses todos personagens também temos Steve (Justin Chatwin). Pra mim ele é o que menos acrescenta na trama, mas não podia deixar de citá-lo.

Sheila. ♥.
Imagem da 3ª temporada.

Com a quarta temporada estreando no dia 12 de janeiro no canal Showtime, me senti no dever de ter espalhar a existência dessa série maravilhosa que ainda é underground pro grande público. Posso estar sendo apenas mais uma voz, mas uma voz que conta e tenta ser ouvida. Assista! Por você! Se não curtir, volta aqui e me xinga nos comentários com fundamentos, ok?

É preciso deixar claro que a série tem um vocabulário com palavrões e nudez, tudo com contexto, claro. Cada temporada de Shameless tem 12 episódios, em média 40-50 minutos por episódio. Vai te fazer chorar, gargalhar, odiar, refletir, e te fazer sentir diversas emoções. Um ótimo elenco, trilha sonora, e roteiro. Total package pra qualquer seriador!

P.S.: Esse post tem sinopse situada por base na primeira temporada.