sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

20º Vitória Cine Vídeo Itinerante – Rota Verão


Tive uma feliz surpresa ontem a noite na Praia das Neves, cidade de Presidente Kennedy - ES, participei do 20º Vitória Cine Vídeo Itinerante – Rota Verão. Neste festival foram apresentados 8 curta-metragens brasileiros. Dos apresentados, três chamaram minha atenção. "Um día de trabajo" de Francisco Rosatelli, "Doutor, meu filho é Animador" de Marcos Magalhães e "Malaria" de Edson Oda. Desses três, dois você poderá assistir a seguir e um tem o link para um teaser.

O festival também contou com os seguintes curtas: "Apocalipse de Verão" de Carolina Durão, "One Man" de Graciliano Camargo, "Reikwaapa" de Wera Djekupe e Ricardo Sá, "João, o galo desregulado" de Alê Camargo e Camila Carrossini, e por fim, "Jessy" de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge.

Um Día de Trabajo




Malaria




Ao final da projeção os organizadores pediram para que os espectadores votassem em um curta. Eu, influenciado pelo estilo tarantinesco e criatividade de Malaria, não ia votar em outro. Os estilo dos quadrinhos, da montagem, dos enquadramentos, fotografia, trilha sonora e dublagem me deixaram impressionado. Ao pesquisar sobre Malaria me deparei com a reportagem a seguir que me deixou surpreso e muito contente em saber que meu diretor favorito tem conhecimento do trabalho de Edson Oda. 

Uma das características mais marcantes de Quentin Tarantino é que, mais do que um cineasta, ele é apaixonado por cinema. Cheio de referências, obscuras ou extremamente pop, generosamente compartilhadas em seus filmes, o criador de "Pulp Fiction" e "Bastardos inglórios" ganhou uma nova fonte de inspiração: o brasileiro Edson Oda. Natural de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, o publicitário de 30 anos participou de um concurso relacionado ao novo longa de Tarantino, "Django Unchained", e produziu o curta "The writer", que derrotou quase 200 concorrentes do mundo inteiro (assista acima). Como prêmio, Oda arrumou as malas e rumou para Los Angeles para encontrar o diretor, assistir às primeiras cenas de sua próxima empreitada durante a Comic-Con, na semana passada, e, de quebra, visitar o set de filmagens.

Leia mais sobre essa reportagem  aqui.

Conheça mais do trabalho de Edson Oda, eu com certeza irei.
www.edsonoda.com