Tive uma feliz surpresa ontem a noite na Praia das Neves, cidade de Presidente Kennedy - ES, participei do 20º Vitória Cine Vídeo Itinerante – Rota Verão. Neste festival foram apresentados 8 curta-metragens brasileiros. Dos apresentados, três chamaram minha atenção. "Um día de trabajo" de Francisco Rosatelli, "Doutor, meu filho é Animador" de Marcos Magalhães e "Malaria" de Edson Oda. Desses três, dois você poderá assistir a seguir e um tem o link para um teaser.
O festival também contou com os seguintes curtas: "Apocalipse de Verão" de Carolina Durão, "One Man" de Graciliano Camargo, "Reikwaapa" de Wera Djekupe e Ricardo Sá, "João, o galo desregulado" de Alê Camargo e Camila Carrossini, e por fim, "Jessy" de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge.
Um Día de Trabajo
Ao final da projeção os organizadores pediram para que os espectadores votassem em um curta. Eu, influenciado pelo estilo tarantinesco e criatividade de Malaria, não ia votar em outro. Os estilo dos quadrinhos, da montagem, dos enquadramentos, fotografia, trilha sonora e dublagem me deixaram impressionado. Ao pesquisar sobre Malaria me deparei com a reportagem a seguir que me deixou surpreso e muito contente em saber que meu diretor favorito tem conhecimento do trabalho de Edson Oda.
Uma das características mais marcantes de Quentin Tarantino é que, mais do que um cineasta, ele é apaixonado por cinema. Cheio de referências, obscuras ou extremamente pop, generosamente compartilhadas em seus filmes, o criador de "Pulp Fiction" e "Bastardos inglórios" ganhou uma nova fonte de inspiração: o brasileiro Edson Oda. Natural de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, o publicitário de 30 anos participou de um concurso relacionado ao novo longa de Tarantino, "Django Unchained", e produziu o curta "The writer", que derrotou quase 200 concorrentes do mundo inteiro (assista acima). Como prêmio, Oda arrumou as malas e rumou para Los Angeles para encontrar o diretor, assistir às primeiras cenas de sua próxima empreitada durante a Comic-Con, na semana passada, e, de quebra, visitar o set de filmagens.
Leia mais sobre essa reportagem aqui.
Conheça mais do trabalho de Edson Oda, eu com certeza irei.
www.edsonoda.com
Conheça mais do trabalho de Edson Oda, eu com certeza irei.
www.edsonoda.com