domingo, 12 de janeiro de 2014

Documentário VIPs - Histórias Reais de um Mentiroso


CONTÉM SPOILERS

Marcelo Nascimento da Rocha. Gênio do Mal. Marcelo é a versão brasileira de Frank Abagnale Jr., o grande fraudador de cheques dos Estados Unidos, que você pode conhecer no filme Catch Me If You Can (Prenda-me se for capaz, 2002). Embora Marcelo não tenha tido o mesmo final confortável de Frank, considero a história dele muito mais divertida e da zoeira moleque, zoeira arte.

Catch Me If You Can me levou a VIPs (2011), filme de Toniko Melo, protagonizado por Wagner Moura. Infelizmente não gostei do filme, pois como você vai ver no documentário (ou já saiba) ele não faz jus as histórias de Marcelo, e traz uma pegada diferente, com um cara perdido em busca de algo, o que é não tão ruim, convenhamos, mas... No filme tem apenas duas histórias, e Marcelo tem diversas! No filme também não abordam a fase de Bangu, que é a mais dramática e complexa de se apresentar. Isso me faz ter vontade de ver uma nova adaptação da história de Marcelo. Gui Santana pode interpretar. :)

As decisões e comportamento de Marcelo geram diversas discussões sobre suas motivações, seus censo de certo e errado, seus objetivos, psicológico, etc. Seria um escape da realidade, luxuria, esquizofrenia... Marcelo é complexo, mas ao mesmo tempo parece simples em suas decisões. Parece que só quer satisfazer suas vontades momentâneas até que surja outra vontade. Marcelo parece ter o objetivo de fazer o que bem quiser, quando quiser, onde quiser, com quem quiser. Ousado e inteligente. Mas, ainda sim, um mal elemento que passa por cima dos outros, mas aparentemente sem intenção de prejudicar ou fazer mal.

Ele se importa quando quer. Marcelo é egocêntrico, mesmo tendo, ocasionalmente, ajudado outras pessoas, como Mariana Caltabiano. As ações positivas de Marcelo, quando ajuda os outros, seriam armações? Algo planejado e proposital? Prefiro crer que não, pois se sim, o cara é monstruoso.

O documentário a seguir foi feito por Mariana Caltabiano, divulgado em 2010. Confira!