terça-feira, 27 de março de 2012

Jogos Vorazes

Título original: The Hunger Games
Lançamento: 23 de março de 2012
Gênero: ação, drama, ficção científica. (?)
Duração: 2h 22min.
Nacionalidade: EUA


Baseado em uma trilogia de livros, Jogos vorazes traz uma história com clima jovial ambientado em ruínas futurísticas. Estão dizendo, "a mania que vai substituir Crepúsculo", ou "o próximo Harry Potter". Depois de assistir ao filme acho que não é bem assim.

Sinopse

Nas ruínas de um lugar antes conhecido como América do Norte, está a nação de Panem, uma exuberante Capital rodeada de outros doze distritos. A Capital é dura e cruel, e mantém os distritos obedientes forçando-os a mandar um garoto e uma garota entre doze e dezoito anos para participar de seus Jogos Vorazes anuais, uma luta até a morte exibida na TV.

Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), de dezesseis anos, vive sozinha com sua mãe e sua irmã mais nova, e vê os jogos como sua sentença de morte quando ela se oferece para ir no lugar de sua irmã. Mas Katniss já estivera perto da morte antes, e sobreviver, para ela, é instintivo. Sem querer, ela se torna uma das favoritas a vencer. Mas se ela quiser ganhar, terá de fazer escolhas que colocam sobrevivência contra humanidade, e vida contra amor.

Trailer






Opinião


Antes de qualquer coisa, eu não li os livros... Mas gostaria. O que fez ir ao cinema para conferir o filme foi a premissa da história. A questão de reality show de matança para sobreviver me chamou a atenção e atiçou minha curiosidade. Também gostei do trailer. A chamada dos tributos e o treinamento que os mesmos recebem me convenceram a ir ao cinema. Infelizmente achei a premissa maior que o conteúdo do filme.


Essa questão de a premissa ser mais legal que o conteúdo não é um bom sinal. Pelo menos ao meu ver. E quando lembro de premissa também me vem a mente o filme O Preço do Amanhã, já falei sobre ele aqui (clique aqui e confira o post). Não acho que jogos vorazes conquistará tantas pessoas como Harry Potter ou Crepúsculo... Se bem que Crepúsculo não merecia tanto sucesso. Assisti ao três primeiro filmes de Crepúsculo e sinceramente não gostei. Não consigo aceitar um vampiro igual ao Edward e aquela mina enjoada dele.

Voltando a Jogos Vorazes... Não achei a história muito cativante. Dá pra ficar entretido mas eu não saí da sala do cinema com aquele sentimento de que acabei de ver um filme excelente. Jogos Vorazes foi simplesmente bom. Mais uma vez venho lembrar da premissa de reality show de morte, que num primeiro momento soa interessante. Você consegue ver sangue de adolescentes durante o filme, mas nada muito chocante. Temos que levar em conta a classificação do filme, maiores de 12 anos. Talvez seja esse o problema. O mesmo problema de Lanterna Verde (clique aqui e confira o post a respeito).

É provável que Jogos Vorazes vire uma franquia. Não sei se irei pagar pra ver uma sequência, só irei se ouvir excelente críticas a respeito. 

P.S.: Eu li que a protagonista, Jennifer Lawrence, participou de X-Men: First Class, mas não conseguia fazer uma ligação de semelhanças... deve ser por causa do cabelo escuro...

Mística, X-Men: First Class
Katniss, Jogos Vorazes