segunda-feira, 26 de março de 2012

Sonhos lúcidos

Gostaria de falar com propriedade sobre o assunto...
Talvez depois da faculdade de psicologia...
Lá pros meus 40 anos... 
Mas enquanto isso fico no CTRL+C e CTRL+V mesmo. :]
O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido. Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, mas não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.

Clique na imagem ou fique curioso
Ahhh os sonhos... São obras primas da mente humana. Sempre quando vou dormir desejo ter um sonho espetacular. Muitas das vezes são simples, mas nas outras vezes são assustadores, empolgantes, apaixonantes, sedutores, surreais, fantásticos, maléficos, inocentes, felizes, estranhos, etc., mas é sempre bom sonhar. Tenho vontade de começar um diário dos sonhos. Mas você sabe que não é fácil ter disposição para fazer algo logo após que se acorda, a não ser ir ao banheiro.

Já perdi muitos sonhos espetaculares, excelentes histórias de zumbis, ET's, fim do mundo, super poderes, e outros que esqueci. Recentemente sonhei com um apocalipse zumbi fantástico (grande influencia do season finale de The Walking Dead), e advinha só, esqueci como foi tudo. Quando consigo lembrar de um sonho eu o quebro em fatos para tentar descobrir que memória minha influenciou para que eu imaginasse aquilo. Ou será que não... Talvez não foi imaginação e sim uma realidade paralela... O limbo parece cada vez mais próximo... Clique aqui.

Queria que inventassem um dispositivo que, plugado ao cérebro, funcionasse como um HD e armazenasse todas suas memórias, e outro dispositivo que funcionasse como um monitor para exibir todas as imagens e sons que temos na memória. E claro, em Full HD. É... estou sonhando.

E não tem como não citar A Origem (Inception). Mas isso é assunto pra outro post.
Vamos ao objetivo do post. Sonhos lúcidos. Quem explica é, Denis Lee.

Alguma vez você já teve um sonho onde você sabia que estava sonhando? Isso é o que as pessoas chamam de sonho lúcido: um sonho onde você tem consciência de que nada daquilo está acontecendo de verdade, que aquele mundo é completamente seu, e que você pode fazer o que quiser. E de onde vêm esses sonhos lúcidos? Existe algum jeito de forçar um sonho lúcido? Aliás... como os sonhos funcionam?



Denis Lee sempre passando conhecimento de forma clara.
Clique aqui e se inscreva no canal dele.

P.S.: Eu preciso assistir Inception mais uma vez... ¬¬
Tenha um totem. Cuidado com o DiCaprio. -.-