Este post não tem a intenção de julgar a vida de ninguém.
Escrevi sem ter conhecimento de porra nenhuma.
Aconselho a saber antes para falar depois.
O que não é o caso desse blog.
Já faz um bom tempo que não assisto TV. Motivo de orgulho? Talvez, mas se tem uma coisa que vi há algum tempo atrás na TV aberta, e estava ansioso para assistir, era um programa intitulado de, "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos". Alguém mais se lembra?
Pois bem, baseado no formato criado pela BBC, “The Greats”, o programa elege aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade. Na Inglaterra, Winston Churchill saiu vencedor. Os italianos elegeram Leonardo da Vinci. Nelson Mandela foi o mais votado na África do Sul. O mesmo prêmio dado à Salvador Allende no Chile e Charles de Gaulle na França.
"O Maior Brasileiro de Todos os Tempos" está sendo realizado pelo SBT. Na primeira fase do projeto, os internautas participaram de forma democrática, indicando o seu favorito livremente. Foram mais de 1 milhão de votos únicos. Durante a apuração, foram aceitas apenas as indicações de brasileiros natos ou naturalizados, que não são do elenco do SBT - o que eu acho sacanagem, já que o Silvio não pode concorrer - e que não fossem personagens de ficção - como assim eu não posso votar no Zé Carioca? -. E assim, democraticamente, chegou-se a uma lista de notáveis, aclamados pelo povo! Porém, isto foi só o começo.
Nesta nova etapa, os telespectadores conhecerão os 100 mais votados. E a cada episódio, no ar às quartas-feiras, às 23h30, ao lado do jornalista Carlos Nascimento - aquele não foi muito com a cara da Luiza no Canadá -, a história e a obra dos finalistas serão contadas, sempre com a presença de diversos convidados e a participação ativa do público.
Durante 12 semanas, o voto do público decide quem segue na disputa. E, ao final, chegará o grande momento: a escolha será feita. O país terá eleito, finalmente, “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”.
Os trechos em itálico encontram-se no site do programa.
Depois dessa introdução irei entrar no assunto deste post. Mas antes vamos a uma breve reflexão. A proposta do programa é bem nobre e interessante. Fazer com que os brasileiros pensem em que foi o maior de todos os tempos gera uma reflexão incrível do que é ser O maior de todos os tempos. O que um brasileiro deve fazer/ter feito/estar fazendo para ser O maior de todos os tempos? Seria talvez ter sido um inventor importante? Um político que mudou para melhor a sociedade? Um artista, que com sua obra sensibilizou, fez pensar, refletir, sobre a vida que vivemos? Um benfeitor que ajudou os necessitados? Um descobridor, explorador dos campos da ciência? Um religioso?
Essas são algumas das várias perguntas que deve-se ter em mente. Depois dessa breve reflexão vamos a polêmica dos brasileiros que já tiveram seus nomes divulgados. Acredito que alguns não deviam estar ali. Alguns eu conheço só de nome e levemente das aulas de história que não prestava atenção. Vamos aos candidatos: