quinta-feira, 4 de julho de 2013

Fast View: The Man from Earth (2007)

CONTÉM SPOILERS


“E se um homem do Alto Paleolítico tivesse vivido até os dias de hoje?“, pergunta John Oldman para um grupo de amigos, todos professores universitários. Obviamente, eles pensam que trata-se de um exercício de imaginação, ou o início do que seria um apanhado de idéias para escrever um romance de ficção científica. A questão é que quando John Oldman faz esta pergunta para os amigos durante uma festa de despedida, ele na realidade queria começar a explicar as razões pelas quais tinha que deixar a cidade depois de 10 anos vivendo lá. O motivo principal? John Oldman é este homem que nasceu no Alto Paleolítico e continua vivo, após 14.000 anos.

Que história fantástica. Imagine-se no lugar daquelas pessoas. Se eu estivesse ali iria puxar um banquinho e escutar. Sairia dali convicto de que conheci Jesus. A vontade que dá, ao terminar o filme, é de pegar um livro de história pra conferir a autenticidade do que foi dito.

Um filme simples, que se sustenta nos diálogos e faz um trabalho fantástico. Um filme que te faz refletir e questionar o senso comum. Um filme que deve ser visto por todos e ser apreciado sem moderação.

O comportamento da especialista em estudos bíblicos e do psicólogo retratam o quão difícil e doloroso é reconhecer algo que te fará repensar toda a sua vida e toda a vida na Terra. No final, quando ele "revela a verdade" de que era apenas uma história, a história de Galileu perante a igreja nunca pareceu tão viva.

Trailer