domingo, 7 de julho de 2013

Sobre The Walking Dead: 400 Days

Quando fiquei sabendo que sairia mais um episódio para o game eu surtei, pois até então só tinha conhecimento que uma segunda temporada estava em desenvolvimento. Fui acompanhando noticiais através do site Omelete e a ansiedade aumentava cada vez mais. Um game que ganhou como o melhor jogo do ano de 2012 merece atenção, certo? Como minha relação com o universo de The Walking Dead é de amor, e por causa da segunda metade da 3ª temporada, de ódio, conferir esse novo episódio é quase que obrigatório. Felizmente, e muito felizmente, tenho condições de conferir essa delicia.

Trailer


Fiz um post sobre os primeiros 5 episódio do jogo, você pode conferir clicando aqui.

O novo episódio, intitulado de 400 Days, foi lançado semana passada, dia 3, é isso mesmo produção? Novamente, surtei quando vi e fui correr atrás pra jogar. Como pirataria envolve dinheiro, compra e venda, eu não fiz pirataria (certo?), e devo deixar claro que quando for possível adquirir o game eu o farei sem sombras de dúvidas. Por exemplo... Li, e leio, todas as edições das HQs na internet. Hoje, e desde o lançamento no Brasil, compro as edições. Dúvida? Como ousa?

O segundo livro do Governador está na casa de um amigo...
Resumindo... Torrent. Como o objetivo deste post não é dar um tutorial de como jogar, se você tiver alguma dúvida sobre como proceder ~legalmente~ pra jogar, a área de comentários está aí.  Mas vamos aos comentários do jogo.

A estória (sim, estória, joga no Google) desse episódio, assim como nos outros 5, é excelente. Ela é tão boa que transcenderia plataformas, e é o que ela faz. Você poderia acompanhar a estória na TV, no cinema, na HQ, e num vídeo game. De inicio o jogador se depara com um mural com algumas informações e fotos de pessoas. O jogador pode escolher uma foto por vez. A cada foto escolhida acompanhamos uma curta história sobre o que aconteceu com aquela pessoa e as pessoas que a rodeavam. Temos cinco histórias: Shel, Wyatt, Russell, Bonnie e Vince. Sem contar um epilogo que será comentado depois neste texto. Começarei as estórias na sequência que joguei, e acho que isso influencia na sua experiência do jogo. As histórias são independentes mas possuem links.


Como o jogo tem a característica de que a estória é contada de acordo como o jogador joga, só posso dizer as decisões que você precisará ter e como é o ambiente. Isso, claro, sem muitos spoilers. Acho que você, caso ainda não tenha jogado, pode ler sem medo. Qualquer coisa pode pedir que eu mude o texto ou apenas xingar nos comentários.

Bonnie's Story

A estória de Bonnie se passa no dia 220 depois do outbreak, ou seja, que a merda de zumbis voou no ventilador. O ambiente de Bonnie se passa em grande parte em um milharal, onde ela foge de pessoas que estão atirando nela, Leland e Dee (esposa de Leland). Aparentemente, Bonnie e Leland tinham um caso... A estória de Bonnie põem em teste a honestidade do jogador.


Russell's Story

A estória de Russel se passa no dia 184 depois do outbreak. Russell era um andarilho, boa gente, que havia saído de um grupo onde o líder estava desumano. Certo momento, ao caminhar pela estrada, ele vê se aproximar uma caminhonete. Querendo ou não, você pega uma carona com Nate, um tipinho de gente que eu fico com um pé atrás. Acontecimentos importantes são relevantes para a trama de Shel. A estória de Russel põem em teste a situação de confiança em um desconhecido.

Wyatt's Story

A estória de Wyatt se passa no dia 41 depois do outbreak. Começamos a acompanhar a estória de Wyatt de forma frenética, onde ele e seu amigo Eddie fogem de carro de uma caminhonete. Caminhonete essa que era dirigida por Nate (?). Eles conseguem despistar Nate e adentram em uma floresta para saírem de vista. Dirigindo na floresta eles acabam atropelando um homem. Eles conversam pra decidir quem iria verificar. Eventos fazem com que Wyatt deixe Eddie.


Vince's Story

A estória de Vince se passa no dia 2 depois do outbreak. Antes disso... Vince havia atirado em um homem. O ambiente (e até os acontecimentos com Vince em relação a Lee) era o mesmo do episódio 1, onde Lee e um grupo de sobreviventes estão em uma drogaria/farmácia, em Macon. Após ser preso, Vince, e mais alguns condenados, estavam indo em direção a prisão. O engarrafamento estava pesado e eles agarraram no trânsito. Aos poucos os zumbis se aproximam e Vince precisa decidir o que irá fazer. A estória de Vince põem em teste a capacidade de julgamento e em quem confiar, em um trapaceiro ou em um cara que se diz inocente.

Shel's Story

A estória de Shel se passa no dia 236 e no dia 259. No dia 236 o grupo de Shel encontra um homem desconhecido. E fica nas mãos de Shel decidir o que fazer com ele. Ou matam ou libertam. No dia 259, as consequências da decisão do dia 236 são mencionadas. O ambiente, é os mesmo, uma tipo de lanchonete-restaurante de estrada. A mesma vista na estória de Russell. A estória de Shel põem em teste a capacidade de julgamento e o que fazer após o veredito do julgamento.


Epilogo, conclusão, Tavia.

Na conclusão do episódio, que se passa no dia 400, vemos os protagonistas das cinco estórias reunidos. Descobrimos que a pessoa que fazia as escolhas no mural era Tavia. Tavia, tendo algumas falas escolhidas pelo jogador, vai ao encontro do grupo e oferece a oportunidade de se juntarem a comunidade de que ela faz parte. Nem todos aceitam a proposta. A forma como você joga com os diferentes personagens também influência nessa decisão de aceitar ou recusar a proposta de Tavia. Esse epilogo põem em prática a lábia e as intenções do jogador.

Assim como nos primeiros episódios, 400 Days tem uma história excelente e apresenta ao universo de The Walking Dead ótimos personagens e ótimas estórias. Eu não me aprofundei tanto nos personagens como  em Lee, Clementine, Lilly e Kenny, pois queria mais tempo. Mas mesmo sendo rápido, a estória é redonda e ótima. É como assistir um websódio da série de TV. Os responsáveis pela estória do jogo podiam dar uma passada na série... Esse episódio tem um ótimo link com a primeira temporada e terá link com a segunda temporada. 

No mais, é mais um excelente episódio. Confira!

Para mais informações sobre o enredo desse episódio, visite a Wiki do TWD clicando aqui. Lá tem muitas informações que foram utilizadas neste post e que só tive conhecimento por que li. O site está inglês, mas nada que um fã disposto e o Google tradutor não dê jeito.

Aos que não conseguirem jogar, recomendo o ClickNoPlay, um canal no Youtube que fez um detonado do jogo. Assisti alguns minutos e gostei do canal. Clique aqui e confira.