sábado, 21 de abril de 2012

V de Vingança

"Remember, remember, the 5th of November
The gunpowder, treason and plot;
I know of no reason, why the gunpowder treason
Should ever be forgot." 


Título original: V for Vendetta.
Lançamento: 2006 (EUA).
Duração: 132 min.
Gênero: Ficção científica, Ação, Suspense, Fantasia.


Você, com toda certeza, já viu a famosa máscara usada nos protestos de Occupy Wall Street e como ícone de um grupo de hackers denominado Anonymous. Hoje esses dois movimentos já saíram do auge das noticias mais veiculadas. Para ser mais sincero não ouço e leio nada a respeito já faz um tempo, o que ao meu ver, parece que esses movimentos foram esquecidos.

A maioria das pessoas que tiveram conhecimento dessas ações não sabiam o verdadeiro significados do por que de os manisfestantes estarem usando aquela máscara. Eu era um desses que não sabiam. Eu só sabia que aquela máscara tinha aparecido em um filme chamado V de Vingança, que por sinal nunca tinha assistido. Eis que hoje, tempos depois da repercussão desses movimentos, eu assisto o filme.

Enredo

Em uma Inglaterra do futuro, onde está em vigor um regime totalitário, vive Evey Hammond (Natalie Portman). Ela é salva de uma situação de vida ou morte por um homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V (Hugo Weaving), que é extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Ao convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo inglês, V provoca uma verdadeira revolução. Enquanto Evey tenta saber mais sobre o passado de V, ela termina por descobrir quem é e seu papel no plano de seu salvador para trazer liberdade e justiça ao país.


Trailer


Opinião

V de Vingança é um filme baseado em uma graphic novel escrita por Alan Moore e em grande parte desenhada por David Lloyd. A história aborda temas como, liberdade, anarquia, fascismo e opressão governamental, em um distópico futuro de 1997 no Reino Unido, em que um misterioso anarquista tenta destruir o Estado, através de ações diretas.

Ficheiro:V for vendettax.jpgO que eu achei belo no filme são as atitudes anarquistas. Talvez por que esteja na fase de transição da adolescência para a vida adulta. É nessa fase que nossa vontade de mudar o mundo está mais ativa. Muitas dessas pessoas vão para o "lado sombrio da força". Não no sentido de ter atitudes ruins, mas sim de ir contra tudo e contra todos. Eu não passei pela fase gótica, de raspar a cabeça, ouvir música pesada, ou fazer uma tatuagem de caveira ou demônio, que muitas pessoas passam. Mas passei, ou ainda estou passando, pela fase onde você acha que pode mudar o mundo... do sofá de sua casa. Eu espero que esse espírito nunca morra. Pode até adormecer, mas torço para que ele não deixe de existir.

E o filme demonstra muito bem isso. Temos um herói que é um homem mortal com uma ideia imortal. Outra questão é a parte da vingança. Experiências foram feitas com nosso herói contra a vontade do mesmo. Dizem que não devemos ser vingativos, que devemos perdoar aqueles que nos fizeram mau. Eu concordo em discordar. Sou daqueles que pensam que a justiça deve ser feita pelas mãos dos homens. Mas não daqueles homens que decidem por outros homens, mas sim dos homens que querem sua vingança.

O parágrafo anterior foi muito sombrio? Talvez mude ideia amanhã, mas enquanto escrevo isso, baseado no  pouco conhecimento, e experiência de vida, essa é minha opinião. Como cantava Raul Seixas...

"Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante. Do que ter aquela velha opinião. Formada sobre tudo."

Gostaria de ressaltar a cena final. O que é mais inspirador do que ver várias pessoas trajando a mesma vestimenta e pensando o mesmo ideal de justiça? Até hoje não tenho conhecimento de nada mais inspirador. E as explosões? Explosões são sempre excelentes, ainda mais com música clássica de fundo. O filme é excelente! Assista!

Por fim, destaco algumas aspas do filme:

"Por baixo dessa máscara não há só carne, por baixo dessa máscara há uma idéia."



"O povo não teve temer seu governo, mas o governo deve temer seu povo."



"Artistas mentem para falar a verdade. Políticos mentem para esconder a verdade."