domingo, 24 de fevereiro de 2013

Black Mirror - 1ª Temporada


Por recomendação da galera do Omelete (clique aqui) decidi assistir Black Mirror, afinal, depois de ouvir a sinopse do episódio piloto, a curiosidade ficou imensa. E é com muita felicidade com que venho comentar os 3 episódios que compõem a primeira temporada, que foi ao ar pela BBC em 2011.


Primeiro deixe-me ambientá-lo na proposta de Black Mirror. Cada episódio funciona de forma independente, ou seja, não acompanhamos um elenco fixo. Em cada história vemos como as tecnologias afetam a vida. Com um clima futurista, que mistura drama, suspense e ficção científica, Black Mirror mostra que independente da tecnologia presente em determinada época, o lado humano ainda prevalece. Vamos aos comentários:


1x01 - The National Anthem 
(O Hino Nacional)

Neste episódio piloto Black Mirror começa chutando a porta do Palácio de Buckingham e falando pra rainha que pode haver zoofilia em rede nacional. Deixe-me detalhar. O episódio aborda o pedido de resgate da Princesa da Inglaterra, Susannah. A princesa, presente nas redes sociais, querida por todos, é sequestrada  e o pedido de resgate não é dinheiro.



Para que a Princesa seja libertada com vida, o primeiro ministro deve fazer sexo com um porco em rede nacional, às quatro horas da tarde do mesmo dia em que o vídeo foi divulgado. Aliás, o vídeo foi divulgado no Youtube, e não enviado ao governo inglês, ou seja, o sequestrador queria que a merda jogada no ventilador se espalhasse. Depois de algumas autoridades tomarem conta do acontecimento era hora de avisar o primeiro ministro.

É hilário a forma com o que o primeiro ministro fica sabendo dos acontecimentos na internet. Ele fica sabendo que o vídeo veio do Youtube, o assunto é trending topics no Twitter, os noticiários já tem o vídeo, mas eles não estão falando por ordem do governo. Mas, quando as grandes emissoras internacionais começaram a divulgar a notícia, as emissoras locais começaram suas transmissões.

O caso, mesmo que fictício, pode ser comparado com qualquer outra cobertura jornalistica de grande porte,
tipo o 11 de setembro, ou a morte do Osama.

Black Mirror faz uso das redes sociais para dar visibilidade ao acontecimento, e como grande parte da população está conectada a rede, a informação logo se espalha, sendo que num primeiro momento todos pensam ser uma brincadeira, e riem do acontecimento. O vídeo foi postado no Youtube, o governo inglês tirou do ar, mas é claro que alguém fez uma cópia e postou novamente. Os reflexos do espalhamento da notícia fazem com que a situação do primeiro ministro se torne algo totalmente inédito e inesperado.

Meus comentários sobre o este episódio para por aqui, só peço que quando for assistir preste atenção na reação da população e como ela se adapta no decorrer dos eventos, pense no que estaria passando na cabeça do primeiro ministro, atenção ao poder das mídias sociais na internet, na atitude do sequestrador ao término do episódio, e por fim, o poder das emissoras em relação à imagem do primeiro ministro.

Fifteen Million Merits
(Quinze Milhões de Méritos)

Em Fifteen Million Merits acompanhamos a história de um rapaz que vive em uma espécie de complexo residencial (que me lembra a estrutura gigantesca vista no jogo Portal 2), onde os residentes vivem para gerar eletricidade pedalando em uma bicicleta ergométrica, acumulando milhas para serem trocadas por comida, entretenimento visual (freqüente, onde você tem que pagar para não ver a propaganda, e nem pense em fechar os olhos enquanto ela estiver passando), e outras opções presentes naquele ambiente. De todos os episódios lançados de Black Mirror, este é o que tem mais cara de futurista.


Acredito que a questão de “como uma pessoa vai parar ali?” e “como ela saí de lá?” fica aberta a interpretação, mas o que dá pra saber é que quando alguém completa 21 anos você vai pra lá, e de certa forma você acaba se acomodando com a situação. Chego a cogitar que o local é uma passagem obrigatória de todo ser humano, e que a única forma de sair de lá, precocemente, é tendo algo para mostrar na TV, assim você ganha um canal, tipo um canal do Youtube. Acho que o tempo de estadia não tem relevância para a saída, pois tem pessoas com idades diferentes.

O bacana do episódio é justamente a saída daquele local. Eu interpretei como se você estivesse vivendo sua simples vida, sem ambições, e você, influenciado por um reality show de talentos (uma espécie de The X Factor, com “Whatever” Got Talent, e American Idol) onde, se você tiver talento, você saíra da bicicleta para algo “melhor”.


Esse rapaz, Bing Manson, em um certo momento fica encantado com a voz de uma garota, Abi Carner (Sybil, Downton Abbey), e decide presenteá-la com um golden ticket, no valor de 15,000,000 de milhas, pois ele acredita que ela tem talento para cantar, e assim, sair daquele local.

Paro meus comentários por aqui. Atenção nas ambições dos moradores daquele complexo em querer algo diferente, algo real, atenção na crítica sobre os reality shows de competição, ao excelente discurso revoltado do Bing em certa parte do episódio, e por fim, no horizonte “verde”. Seria real, ou um JPG?

The Entire History of You
(Toda a História de Você)

Bem vindo ao fantástico conceito do “Grão”. O Grão é um dispositivo eletrônico implantado sob a pele atrás do ouvido que se comunica com o cérebro armazenando imagens e sons que o individuo capta, 24 “fucking” horas por dia. Você pode rever as imagens pessoalmente, ou pode projetá-las em uma tela capaz de captar as imagens. Sci-fi HARDCORE!!!


No episódio acompanhamos a história de Liam e Fiona, um jovem casal com um filho de 18 meses. Liam  voltou de uma entrevista de emprego e iria direto para uma reunião de velhos amigos de Fi. Abrindo um parêntese rápido, a questão do aeroporto verificando sua memória é uma invasão de privacidade absurda, mas compreensível... Só que ao longo do episódio temos conhecimento de que nem todas as pessoas possuem o grão, e aí? Como fica a questão do aeroporto?


Liam então chega à casa de Lucy, que só lembrou o nome porque deu um replay em sua memória (conveniente o Grão, não?), para um jantar com os velhos amigos de Fi. Ao chegar à casa e ir ao encontro de Fi, começa a trama do episódio. Liam desconfia que Fiona esteja sendo infiel, traindo-o com Jonas, antigo amigo de Fiona. Os eventos do jantar acontecem e Liam e Fiona voltam pra casa.

E é na casa de Fiona e Liam que o episódio fica extremamente ciumento e genial. Liam começa a puxar um punhado de replays de sua memória para servir de prova para Fiona que ele está com a razão. Essa atitude faz com que o Grão não deixe possibilidades para incertezas, ou distorção de um fato, assim, as DR’s viram pericias profissionais.

A partir daí temos a cena de sexo mais BIZARRA que já assisti, e no restante do episódio a obsessão de Liam o leva a ver detalhes absurdos, que só a pessoa mais desconfiada do mundo conseguiria perceber, isso claro, graças ao Grão.


A quantidade de replays que Liam faz se assemelha a procurar pelo em ovo, os replays tiram a graça da incerteza sobre um acontecimento, fazendo algo que eu não achava ser possível, criar hipóteses em cima de algo que você consegue rever. Liam tem direito de fazer o que faz, mas ele é um babaca monstruoso! Larga a mulher mano! Para de buscar sofrimento e decepção!


As reflexões que deixo desse episódio é que se você não imaginava que os problemas de um relacionamento não podiam ficar piores e chatos, o Grão vem e piora as discussões. A outra reflexão é que, imagina as leis que a presença do Grão iria gerar? Imagina hackear o Grão de uma pessoa? Não é atoa que o Clooney e o Downey Jr. brigaram pelo Grão...

P.S.: O final do episódio foi bem dramático... Mas compreensível. Será que ele esqueceu de tudo da vida dele? Não, né? Mas tem que ver isso aí...

P.S.: Robert Downey Jr. e George Clooney duelaram ferozmente para garantir os direitos de adaptação da série, sr. Downey Jr. ganhou e produzirá uma adaptação do último episódio da primeira temporada (The Entire History of You) para o cinema. (via, Serie Maníacos)

-------------------

Bem esses foram meus comentários sobre a 1ª temporada de Black Mirror, espero que você assista, as histórias são geniais e as críticas são excelentes. A segunda temporada já está no ar e pretendo comentar os 3 episódios assim que a temporada acabar, mas já adiantando, os episódios 01 e 02 são INCRÍVEIS! Bons episódios!