terça-feira, 5 de junho de 2012

Twitter - Ferramenta pra qualquer um?


"Os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido."
José Saramago.

Se você saiu das cavernas ontem, e deu olhada no que é a internet hoje, e não sabe o que é o Twitter, não tem problema, eu (Wikipédia) explica. O Twitter 
é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.
Outro dia desses me vi pensando sobre o Twitter. E nesse meu pensamento abordei algumas questões como, por exemplo: "Por que eu uso o Twitter?", "O Twitter é uma ferramenta para qualquer pessoa?", "Por que só 140 caracteres?", essas foram algumas das perguntas que consegui lembrar agora. E as respostas que dei a elas foram:

Eu uso o Twitter por causa deste blog. Minha conta (@luishsbc) serve como um meio de divulgação, e divulgação é uma das características presentes em uma rede social. As vezes tweeto algo do meu dia-a-dia, dou alguns replays, uns retweets de promoções, fico sabendo de notícias e divulgações de pessoas que eu gosto, e só.

Ao meu ver o twitter é ferramenta pra quem já tem seguidores. Sim seguidores, o nome não podia ser melhor! O objetivo maior do Twitter é você compartilhar algo um pouco mais pessoal para que muitas pessoas vejam. Se a pessoa é seguida por apenas 10 pessoas, a mensagem não terá tanto efeito quanto uma conta com 50 mil pessoas. Agora a pessoa que usa também deve ter seus motivos. Se ela tweeta todo dia, e apenas 10 pessoas irão ler... ok.

Gostaria de ter muitos seguidores para obter um contato mais fácil e rápido com o público que acessa o blog. Só isso. Fora que o poder de influencia também aumentaria... Mas fique tranquilo pois não o utilizaria para o mau.

Por que só 140 caracteres? Quem irá explicar isso é a revista Super Interessante:
Para alguns, o pequeno número de toques do Twitter significa um bloqueio porque, para eles, não há como se expressar em uma sentença tão curta. Para outros, esse limite é um alívio porque pensam “beleza, vale qualquer coisa”. Mas, afinal, por que só cabem 140 caracteres no Twitter?

Ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma limitação tecnológica, mas uma tradição que vem do Telex. O meio de comunicação era uma mistura de máquina de escrever com telefone, que enviava e recebia mensagens de até 160 caracteres. Esse tamanho acabou se tornando um padrão: na criação do SMS, cinco décadas depois, a quantidade de toques foi mantida.

Em 2003, quando o Twitter surgiu, já existiam torpedos maiores. Mas seus criadores queriam que o microblog fosse compatível com os celulares mais básicos e adotaram os 160 caracteres: 140 para o tweet e mais 20 para o nome do usuário.
Dessa eu fiquei sabendo agora. Outro fato que vale ser abordado é o Trending Topics ou, TT's. 
Os TT's são uma lista em tempo real das frases mais publicadas no Twitter pelo mundo todo. Valem para essa lista as hashtags (#) e nomes próprios. O recurso de Trending Topics usa por padrão a abrangência total (worldwide), mas também é possível filtrar por países como Argentina, Australia, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Espanha, Reino Unido e outros, ou cidades como Boston, Londres, Los Angeles, Miami, Nova York, Rio de Janeiro, São Paulo e outras.
Essa questão de apontar o que está sendo mais comentado no mundo (do Twitter) é incrível. Você deve lembrar dos movimentos revolucionários que ganharam a mídia pelo Twitter. Lembra do Cala a boca Galvão? Pois é, ganhou a grande mídia devido ao Twitter. Claro que não devemos levar em consideração os #AmamosLuanSantana, #RestarS2, e outras hashtags toscas que me recuso a escrever aqui, pois isso só está sendo tweetado por fãs (babacas).


Por fim, caso queira me seguir no Twitter... @luishsbc. :]

Confira também: