domingo, 27 de abril de 2014

Orphan Black - S02E02 - Governed By Sound Reason And True Religion

Mais um post comentando mais um episódio dessa série linda, maravilhosa e competente, que é Orphan Black. Como no post anterior, e inaugural, a intenção é de tecer comentários, sem muita ordem e com um pouco de caos. Lembre que na sessão de comentário você pode deixar seus pensamentos e podemos trocar uma ideia marota sobre essa série que ainda vai crescer muito na audiência. Pra num falar que eu não avisei...

CONTÉM SPOILERS


Primeiramente, a volta de Helena é bem vinda, mas o falso-encerramento da personagem na temporada anterior me pareceu ótimo, e totalmente aceitável para o caminhar da história. Pelo visto a história dela é planejada, e não manipulada pela audiência, ou seja, não era para Helena ter morrido mesmo. Mas aí gerou a curiosidade em saber como ela escapou da morte. A solução dada foi de que a estrutura do organismo de Helena é como um reflexo da estrutura comum de um ser humano. Ou seja, a bala, que devia ter perfurado o coração de Helena, não perfurou, pois o coração dela está do outro lado.


Ok, entendi a explicação, mas num primeiro momento achei sem graça. Lógico que é interessante, mas... Meh, queria mais. Se falassem que foi uma mutação que influência o fator de cura acharia bem mais complexo, e como sei que eles conseguem fazer uma história intrincada e ótima, adoraria vê-los trabalhar o tema (talvez a (a)Kira esteja aí pra isso). De qualquer forma, respeito a decisão e continuo com a esperança de mais “fi” no sci-fi. Espero tbm que com Helena na fazenda, ela fique menos perturbada e vá pro time das mocinhas, entrando pro Clone Club. Assim como Tomas terminei o episódio com a cara no chão, a diferença é que ainda estou vivo. Muáhaha, BITCH! Adorei a morte desse fanático religioso.


 O pastor da fazenda não começou com a perna direita, mas começou com o braço direito, e não podia ter sido mais surpreendente. Inseminação o quê?! Artificial, e de quebra um pedido a sua divindade para que a inseminação dê certo. Curti muito a introdução do povo da fazenda, e pelo o que entendi, eles viram Helena apenas agora, embora tenham conhecimento de sua existência a mais tempo. O Tomas eles conheciam a mais tempo, e tbm era questão de tempo para eliminá-lo por conta de seu fanatismo. Adorei o otimismo do pastor em combinar a religião e a ciência. Estou ansioso para saber mais dessa “new order” movida por esse moço. O pastor tbm sabe da existência de Sarah e sua filha... O que torna tudo mais interessante, pois o moço gosta de reprodução. As falas dele foram as melhores. Quotes:

“I steered my faith through science at MIT, and what I see here… What I see here is God opening a whole new door.”

“You know a wise man once said science without religion is lame. Religion without science is blind.”

Ambas as frases podem render boas horas de discussão.


 O velório de Aynsley serviu pra atiçar a desconfiança de Alisson. O fato dela sentir-se mal pela morte da amiga-ex-amiga, soa como um sexto sentido. Esse sexto sentido desconfia de Donnie. Ela jogou verde e colheu um maduro que vai apodrecer. Donnie, ou Donald, como se não pudesse ser mais cômico, parece um bobão, uma criança brincando de espionagem, algo muito diferente de Paul. Essa observação me faz pensar em que momento Donnie começou a observar a Alisson. Aliás, tenho diversas perguntas sobre essa história de monitores. Segue a lista:
  • Os monitores foram contratados no momento em que as clones estavam sendo assassinadas por Helena e companhia? Se não, quando?
  • Sarah tem um monitor?
  • Se Donnie conhece Alisson desde o colegial, a partir de qual momento ele entrou em contato com Leekie? O que ele ganha monitorando a Alisson? Ele tem alguma consideração com os filhos adotivos?
  • E o caso “amoroso” de Leekie e Delphine? Porque começou? Quando exatamente começou?
  • Os monitores são contratações exclusivas da DYAD?

Aliás, o figurino de Alisson no velório de Aysnley me lembrou muito Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo. Estava linda. O teatro continua ótimo. Tati interpretando alguém que tem dificuldades em interpretar. Excelente! Nesse plot de desconfiança da Alisson, outro protagonista é o Felix. Ele é o único de mais fácil acesso em que ela pode confiar, e nos minutos finais do episódio ela fica sozinha com a birita, enquanto Felix deve fugir com Sarah. Fiquei triste pela Alisson. =/


Cosima está pisando no Leekie e na Rachel, e de quebra, ainda dá uns pegas numa francesinha adorable e super gata-sensual. Elas juntas são super sexual-friction. Feeling hot, hot, hot. Não tivemos o lembrete da doença através do lenço com sangue, mas é difícil esquecer que ela ainda está doente. E vale repetir, a sexualidade dela não é a coisa mais interessante sobre ela. E tbm que ela era “clever” quando tinha 6 anos. Cosima rocks! =p



Sobre o questionamento dela com Rachel sobre estudar o DNA original foi algo muito interessante. Ela citou o genoma original, e Rachel disse que não é possível fornecê-lo a ela. Diferente de Angel, Comisa questiona, e Rachel responde que o DNA original ERA robusto. O que ele é agora, então? E logo depois ela desconversa voltando ao genoma atual das clones. E como se a história já não estivesse boa o suficiente, ela ainda requisita saber pq Sarah pode ter filhos. Essa Rachel... Quero mais. Não me lembro se Sarah contou pro Clone Club sobre ter compartilhado o útero com Helena.


Gostei da parceria do Art com a Sarah. Sarah tá cagando pro Artie, ela só queria a Kira de qualquer forma. O fato do Artie pedir para Angel não prosseguir com a investigação é algo relevante, e o ato da Angel não acatar sem questionar aos milhões é estupidez. Se fosse ela diria: “Ok, eu paro a investigação, mas vc tem que me dizer o porquê.” Em nenhum momento ela pergunta o porquê de não ir lá. Acho que faltou diálogo nessa parte.


E aí vem o primeiro BOOM do episódio. O moço estranho que estava com a Kira tinha toda a fisionomia para ser um maluco do time da Helena. Aliás, o ator, Julian Richings, interpretou o papel da Morte, numa temporada boa de Supernatural. Eu curtia o personagem. Mas ele não é do time da Helena, é do time da Mrs. S. Eu desconfiei dela no reta final da primeira temporada.


Ela não tem cara de burra, e ela passa no olhar que quer proteger a Kira da forma que ela conseguir. Ainda desconhecemos muitas dessas razões, mas a biologia da garota é a mais certa de ser afirmada. O segundo BOOM vem com a traição daqueles que foram pro caminho de "Deus", e o terceiro e último BOOM... Estou morrendo de ansiedade pra saber o que raios é esse Project LEDA! CONTE-NOS MRS. S! PLEEEEEASE! Minha gastrite agradece. Ah! E que seja diferente da DHARMA, para fins de um novo entretenimento. :D

Desejo vida saudável para série e todos os envolvidos. Não deixe de acrescentar teorias, discordâncias ou concordâncias nos comentários do post. Será um prazer conversar sobre essa série deliciosa. :D