sábado, 5 de abril de 2014

Viral


"Quem brinca com AIDS?"

Hoje estreou a nova produção do canal Porta dos Fundos. Sucesso no YouTUBE, não? A web série, intitulada de Viral, conta a história de Beto, que descobriu recentemente que tem AIDS. Beto, neste piloto, acompanhado de seu amigo Rafa (Bastos?), um cara escroto, babaca e sem papas na língua, visita Carol para descobrir se ela passou a doença e contar que tem AIDS. Nisso descobrimos que celebridades nacionais podem ter AIDS. Nice! Confere aí:


O vocabulário de Rafa  me incomoda, mas é algo pessoal, em nome da comédia eu compreendo e dou risada, mas na vida real acho bem escroto. Porchat está fazendo muito bem este Rafa babaca. A inocência do personagem perante a doença do amigo rende boas piadas. Contrapondo a loucura hiperativa de Porchat, Gregório interpreta Beto com mais calma e seriedade. O legal é que Beto sai numa jornada para descobrir e contar para suas parceiras sexuais (ou será que tbm tem parceiros?) que pode ter passado ou pego AIDS. Isso vai render situações hilárias, posso prever.

A série me lembrou um filme chamado 50/50. Não lembro minha opiniões sobre o filme, mas lembro que o cara tinha câncer. A abordagem da AIDS é mais legal (OiQ?). As piadas sobre a AIDS são o diferencial dessa comédia. Tocar num assunto até então encarado como trágico por muitos, com risadas e deboche, pode ofender. Será que voltaremos a discutir os limites do humor? E se fosse o Rafinha Bastos no papel de Porchat Morri com a hipótese do Silvio e do Portiolli terem AIDS.

Minhas expectativas para série são as melhores, e não duvido que ela pode assumir um carácter dramático onde acompanharíamos o definhamento de Beto e lamentaríamos sua morte, ou o contrário, eles encontrariam a cura e Beto morreria num acidente de carro ao atravessar a rua pra comprar pão. De qualquer forma, desejo a todos que ficarem ofendidos, bom humor, e para os portadores do vírus, força e felicidades.