sábado, 8 de outubro de 2011

Piratas do Vale do Silício

A primeira vez que ouvi falar do filme foi há muito tempo, quando um amigo citou-o em uma conversa que não lembro exatamente o assunto. Só lembro que foi assim. Na hora não dei tanta importância, mas sabia que em futuro próximo deveria assistir. Era uma questão de ocasião e momento certo. Pois bem, o momento e a ocasião chegaram.

Para leigos, como eu na época dessa conversa, só sabia que existia boatos que Bill Gates estava na pior havia copiado a idéia do Windows de um dos projetos de Steve Jobs. E também não era muito informado de tecnologia, portanto, só tinha interesse em usar meu PC para o Orkut e MSN. Esses tempos de desinformação acabaram. Chega de passado, vamos ao presente.

O momento para assistir ao filme não podia ser mais adequado, embora não achei legal a razão que me fez assisti-lo. Gostaria de assistir ao filme por outro motivo qualquer do que assistir porque fulano faleceu. O mundo perdeu, muito cedo, um visionário. Triste. Mas, vamos ao filme:

Piratas do Vale do Silício
(Pirates of Silicon Valley)

Título original: Pirates of Silicon Valley
Lançamento: 1999 (EUA)
Duração: 95 min
Gênero: Drama




Sinopse

Original, de 1999, é um filme feito para a televisão, pela TNT, escrito e dirigido por Martyn Burke. Baseado no livro Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer, de Paul Freiberger e Michael Swaine, o filme oferece uma versão dramatizada do nascimento da era da informática doméstica, desde o primeiro PC, através da histórica rivalidade entre a Apple e seu Macintosh e a Microsoft, indo desde o Altair 8800 da empresa MITS, passando pelo MS-DOS, pelo IBM PC e terminando no Microsoft Windows.

O filme começa no início da década de 1970 e termina em 1985, pouco antes de Steve Jobs ser demitido da Apple por John Sculley.

Começando no campus da UCB (Universidade de Berkley) durante o período do Movimento Liberdade de Expressão, o filme expõe as aflições dos amigos Steve Jobs (Noah Wyle) e Steve Wozniak (Joey Slotnick), que formariam a Apple Computer; e os estudantes de Harvard, Bill Gates (Anthony Michael Hall), Steve Ballmer (John Di Maggio) e o amigo de Gates, Paul Allen (Josh Hopkins), que criariam a Microsoft.



Gates, Jobs e Wozniak deixariam a universidade (Jobs foi, na realidade, um estudante do Reed College) por um curto período, mas isto não é documentado no filme; Wozniak logo regressaria à UCB) para poder tomar o papel no crescimento da revolução dos computadores pessoais. O filme é narrado pelo ponto de vista de Wozniak e Ballmer.

Trailer
(não achei legendado)


Opinião

Recomendo muito o filme pois conta, ao meu ver, uma parte muito importante da história da tecnologia. Só pra finalizar gostaria de compartilhar o link a seguir que fala a respeito da biografia de Steve Jobs que pode virar filme. Clique aqui e confira.

P.S.: O cara faleceu não tem nem uma semana e já estão pensando em fazer filme... Nada contra, eu até correria pra assistir. =D