terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Contágio

Título original: Contagion
Lançamento: 2011 (EUA)
Duração: 105 min
Gênero: Drama, Ficção Científica, Suspense




Diferente dos outros filmes que já postei aqui, Contágio é o tipo de filme que assisto sem ter muita vontade. Assisti porque com a chuva que está caindo não existe muita coisa pra fazer. Confesso que me surpreendi assistindo ao filme, mas a porra só começa a ficar séria depois dos 58 minutos de filme. Pra mim isso não é legal. O telespectador, como eu, tem possíveis chances de desistir ver e dormir durante o filme. São 58 minutos de puro NADA!

Mas, após 58 minutos, fica interessante porque as pessoas começam a se desesperar para obter remédios e comida. Daí vem os assaltos, queimas de lojas, parada nos serviços públicos, ruas sujas, pronunciamentos do governo, o exército começa a ir para as ruas, basicamente um cena de apocalipse moderno, só que sem zumbis e semelhantes.

Sinopse

Contágio segue o rápido progresso de um vírus letal, transmissível pelo ar, que mata em poucos dias. Como a epidemia se espalha rapidamente, a comunidade médica mundial inicia uma corrida para encontrar a cura e controlar o pânico que se espalha mais rápido do que o próprio vírus. Ao mesmo tempo, pessoas comuns lutam para sobreviver em uma sociedade que está desmoronando.

Trailer


Opinião

Como já disse o filme me surpreendeu um pouco. A história fictícia do filme pode, e muito, se aproximar da nossa realidade, seja no passado com a gripe espanhola em 1981 (matou 50 a 100 milhões de pessoas em menos de 2 anos) ou recentemente, com o susto que o mundo teve, a gripe suína, ou, como os cientistas preferem chamar, Influenza A H1N1.

O filme demonstra bem a disseminação do vírus, os estudos para obter algum remédio/vacina, a ação do governo militar, os centros de doentes, o desespero da sociedade em conseguir a cura, entre outros elementos que uma situação fudida pode trazer. =D

Por fim tenho a dizer que eles conseguem desenvolver uma vacina para pessoas que não foram infectadas ficarem imunes ao vírus. Assista ao filme, você pode aplicá-lo a realidade facilmente.