segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Planeta dos Macacos - A Origem

(contém spoilers)

Se você estiver interessado no filme CLIQUE AQUI e leia o post sobre a franquia de filmes, Planeta dos Macacos, por que do contrário você não entenderá alguns pontos que virão a seguir. Dito isso... prossigo.

Bem, depois de você ter lido deve ter gostado, ou não, da história. Se você gostou, e ainda não viu o lançamento, você verá. Se você não gostou não estará lendo isso. Aos interessados... Volto ao título:

Planeta dos Macacos: A Origem

Antes começar a falar é preciso deixar claro uma coisa. A cronologia dos filmes é complicada, por causa das viagens no tempo. Acredito que para entender a história é preciso assistir todos os filmes.

Título original: Rise of the Planet of the Apes

Lançamento: 2011 (EUA)
Duração: 105 min
Gênero: Ficção Científica



Resumo rápido do filme:

Conta a história de como os macacos ficaram inteligentes a ponto de se rebelarem contra os humanos.

Estava muito ansioso pra ver o filme, não fui à estréia por motivos pessoais, mais o importante é que fui assistir. Mano... O filme é muito sensacional, a tecnologia que deu vida aos símios (macacos) é impecável! Agora... Em relação à história... É um ponto a ser discutido.

Vamos pensar um pouco?


Depois de conhecer toda a história dos outros 6 filmes você teve ter notado os seguintes pontos:

1 - E Seimos, “apresentado” no filme de 2001, por que não foi ele? (se o nome do personagem principal fosse Seimos muitas perguntas seriam respondidas)
2 - Será que eles não irão abordar as viagens no tempo? Já que neste filme, César não é filho de Zira e Cornélius?
3 - Seria César o primeiro símio a dar inicio a sociedade dos macacos no mundo?
4 - Os humanos sobreviverão a epidemia? Eles sofrerão mutações?
5 - É um reboot agressive? Acho que sim.

Nesse filme eles contaram de forma diferente (mais nem tanto) a história de como os símios dominaram o planeta. Digo diferente pq no filme, Conquista do Planeta dos Macacos, é mencionado rapidamente que os macacos estavam sendo treinados porque os cães e gatos morreram devido a uma doença trazida por um astronauta, a doença só afetou os cães e gatos; Como César o personagem principal do filme estava vendo maus tratos com os símios ele resolveu fazer uma rebelião para serem livres. Enfim... As perguntas mais importantes são:

A franquia de filmes de Planeta dos Macacos irá continuar?
Irão fazer remakes dos filmes antigos?
Irão mudar consideravelmente a história, tipo, sem viagens no tempo?
É um reboot agressive? Acho que sim.

Pra quem viu todos os filmes, igual a este que vos escreve, deve estar com a mente a milhão. Viagens no tempo é coisa ~séria~! Você não pode escrever e, pronto acabou, você tem que se dar o trabalho de fazer algo coerente. Notei algumas referências e alguns pontos importantes da história original.

Referência: Tem um momento que o personagem de Tom Felton (Draco Malfoy) fala:

“It’s a man house! A men house”
Traduzindo:
“Isso é uma casa de loucos (ou, hospício)! Casa de loucos (ou, um hospício)!”


Essa frase é dita no primeiro filme pelo astronauta Taylor.

Um ponto importante da história é a primeira palavra que César diz, que é:

“No!”
Traduzindo:
“Não!”


Em um dos primeiros filmes é mencionado que a primeira palavra dita por um símio foi a palavra não.

Pra vc que viu todos os filmes achei duas imagens que ~explicam~ a cronologia complicada da história. Confere aí: (clique para ampliar)



Só pra finalizar, o filme é bem sensacional, eu curti bastante, assistiria de novo (se pagassem meu ingresso). Se você viu os outros filmes, você tem que ver esse lançamento. Se você já viu o lançamento e observou algo que não citei aqui, comente, gostaria muito de saber o que você viu e pensa a respeito de tal fato.

P.S.: Sabe aquelas pessoas clássicas no cinema que ficam narrando o filme, repetindo as falas dos personagens, que ficam prevendo os acontecimentos, que não conseguem calar a porra da maldita boca? Pois é... Havia um casal desses a uma poltrona de distância de mim... Desejo coisas ruins pra eles.

P.S. 2: Não saia durante os créditos.

P.S. 3: Queria muuuito saber a opinião de Charles Darwin sobre a franquia de filmes.

Eu também Darwin!