segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Franquia Planeta dos Macacos

CONTÉM SPOILERS

...atualizado 29/08/11

(esse post é bem extenso, se não estiver afim de ler volte outra hora)


Antes de tudo, você já viu o filme O Planeta dos Macacos (qualquer um dos 6 filmes)?

O Planeta dos Macacos, filme de 1968;
De Volta ao Planeta dos Macacos, filme de 1970;
Fuga do Planeta dos Macacos, filme de 1971;
A Conquista do Planeta dos Macacos, filme de 1972;
Batalha pelo Planeta dos Macacos, filme de 1973;
Planeta dos Macacos, filme de 2001.

Bom, eu nunca tinha visto nenhum dos 6. Resolvi baixar na internet, já que não estou a fim de desembolsar uma grana alta (pra mim é alta) pra ir numa locadora. Despertou em mim essa vontade de assistir aos filme por causa do filme Planeta dos macacos – A Origem, que estreará por aqui dia 26 de agosto desse ano.

Não me lembro de quando tinha visto o trailer do filme, só lembro que a primeira vez que vi o trailer foi no cinema. De cara não achei tão interessante, afinal, nunca tinha visto nenhum dos 6 filmes. Quando terminou o trailer comentei:


Veja o trailer, se ainda não viu:


Depois de ver o remake, de 2001 e em seguida os outros 5 filmes, paguei língua violentamente

Como estou com tempo disponível, e gosto de me aprofundar em coisas que desconheço e tenho interesse, resolvi assistir aos filmes antes de falar qualquer coisa. Comecei, mas não pelo começo. Existem dois filmes de, “O Planeta dos Macacos”. O primeiro, e original, é de 1968, e o segundo é um remake, de 2001. A diferença, olhando pelo lado do roteiro, é notável. Não só pela história, mas também pela caracterização, eu preferi a versão de 2001 (mas os diálogos do filme de 68 são geniais). E é através dessa versão, creio eu, que foi baseado o filme desse ano, contando como os macacos começaram a tomar, pela primeira vez, o poder do mundo, ou seja, a origem do planeta dos macacos, dã. [atualizado] Depois de assistir vi que não seguiram o final do filme de 2001... eles fizeram uma "outra" história. [atualizado]
________________________________________________________________

Sinopses

Planeta dos Macacos (1968)


Uma nave espacial lançada da Terra viaja à velocidade da luz com quatro tripulantes, voluntários da missão que tenta provar que nessas condições o tempo passaria mais devagar para eles do que para quem ficou no planeta. Ao despertarem de uma hibernação induzida depois de uma viagem de 18 meses de seu tempo, o comandante Taylor comprova que na Terra já teriam se passado dois mil anos e que a teoria estava correta. A nave cai no mar de um planeta desconhecido e os tripulantes tiveram que abandoná-la às pressas, antes que a mesma afundasse. Agora são apenas três, pois um deles, a astronauta e única mulher do grupo chamada Stewart, morreu devido a um vazamento de ar em sua máquina de hibernação. Eles saem em busca de algo (talvez alguma civilização). Enquanto tomavam banho em uma cachoeira, suas roupas são roubadas por nativos (humanos). Eles seguem esses humanos (que não sabem falar) até um arvore frutífera. Lá são atacados e seqüestrados pelos símios (macacos). O personagem principal (Taylor) toma um tiro no pescoço e fica sem falar por um tempo. O colega dele (Landon) tem seu cérebro retirado por um cientista símio que me deixou muito puto durante o filme. O terceiro cara tomou um tiro, morreu, foi empalhado para ficar em exibição no museu dos símios. O cara principal volta a falar e tem ajuda de uma símia (Zira) e seu esposo símio (Cornélios) para tentar voltar pra casa.

De Volta Ao Planeta Dos Macacos (1970)


Brent (astronauta), faz uma aterrissagem forçada atravessando a barreira do tempo, em busca do astronauta desaparecido, Taylor. A ousada missão de resgate leva-o a uma cidade subterrânea onde vivem humanos mutantes, que praticam o controle da mente e adoram uma arma capaz de destruir todo o planeta. Ele tem ajuda de Zira e Cornélios do filme anterior.

A Fuga Do Planeta Dos Macacos (1971)


Durante a explosão da Terra (em 3950), os símios Cornelius, Zira e Milo estavam a bordo da antiga nave de Taylor, por eles consertada. A explosão causou uma pane nos sistemas da nave e fez com que ela voltasse no tempo, para o ano de 1973. Os símios são descobertos e levados a um zoológico, onde o Dr. Milo é assassinado. Então, Cornelius e Zira vão morar num hotel, onde são descobertos e acolhidos pela sociedade mundial. Porém, ao descobrir que o mundo no futuro seria dominado por símios, o Dr. Otto Hasslein (Eric Braeden), membro do governo, apoia a idéia de assassinato do casal. Sua idéia se fortalece ainda mais quando é revelado que a fêmea, Dra. Zira, está grávida, e uma eletrizante caçada é promovida, o clímax do filme acontece em um cargueiro abandonado, quando Zira e Cornélius são brutalmente assassinados, mas o fato que dá continuidade ao filme é que o filhote deles não foi morto na caçada e está bem, em um circo.

Conquista Do Planeta Dos Macacos (1972)


A época é o futuro próximo, 1993 pra ser mais preciso. Os cães e gatos morreram por causa de uma infecção trazida por um astronauta. Com isso, os símios viraram animais de estimação e substituíram os empregados como assistentes pessoais até que os contínuos maus tratos a que eram submetidos levam um símio mais desenvolvido, César - foi mau ae mais eu preciso falar -, filho de Zira e Cornélios, a liderar uma espetacular revolta.

A Batalha Do Planeta Dos Macacos (1973)


12 anos após o início do reinado de César, foi constituída uma sociedade rural pacífica de símios, em que a mais valiosa lei é "símio não matarás símio". Eles vivem em paz com alguns humanos sobreviventes da Guerra Nuclear que devastou a sua sociedade. Porém, Aldo, um gorila, acha que os símios devem ter armas e matarem humanos, e conspira com os outros da espécie para que César não continue no poder.

César acredita na coexistência futura entre as espécies. Ao ouvir por MacDonald , um amigo humano, que existem arquivos com fitas de seus pais, Cornelius e Zira, e que eles teriam falado sobre o futuro, organiza uma expedição ao lugar. É acompanhado por MacDonald e o sábio orangotango Virgil (ele é um sábio diferente do doutor Zaius). Os tapes estão em locais subterrâneos de uma grande cidade devastada por uma bomba nuclear, que eles pensam estar desabitada. Chegando lá, os humanos mutantes sobreviventes do bombardeio percebem sua presença. E o desequilibrado líder, Kolp, começa a planejar um ataque aos símios, por lembrar da rebelião de César e crer que são seres inferiores. Por fim, temos a imagem do Legislador, venerado no primeiro filme, com o deus dos macacos.


O Planeta Dos Macacos (2001)



No ano de 2029, a bordo da estação espacial Oberon, da Força Aérea dos Estados Unidos, o astronauta Leo Davidson trabalha em estreita colaboração com os primatas, que são treinados para missões espaciais. Seu parceiro favorito de trabalho é um chimpanzé chamado Pericles. Com uma forte tempestade eletromagnética aproximando-se da estação, uma pequena nave espacial pilotada por Pericles é usada para sondar a tempestade. A nave de Pericles entra na tempestade e desaparece. Contra as ordens de seu comandante, Leo entra em outra pequena nave e sai em busca de Pericles. Ao entrar na tempestade, Leo perde contato com a Oberon e cai em um planeta desconhecido no ano 3002. Ele descobre que tal mundo é dominado por macacos humanóides com uma comunidade bem estruturada, que podem falar a linguagem humana e que caçam e escravizam os seres humanos. O objetivo de Leo é voltar para casa, ele tem a ajuda de Ari (interpretada por Helena Bonham Carter, a Bellatrix do Harry Potter, acredite se quiser).
___________________________________________

Já contei muita coisa, vale muito assistir aos filmes, mas se for assistir, dê preferência ao de 1968 e depois ao de 2001, mas, assista todos! O final de ambos (1968 e 2001) é muito, muito foda! IMO. Se você gosta de filmes de ficção cientifica esse filme não te desapontará. Depois de assistir, com grande satisfação, os 6 filmes, resta agora aguardar o próximo, que estreia por aqui dia 26 desse mês.

Você pode ver uma análise mais técnica e mais detalhada feito pelo UOL, clicando aqui.

P.S.: O cientista macaco que me deixou muito puto se chama Dr. Zaius. Ele disse que a ciência é a religião. E o que me deixava mais puto é que ele era o chefão nas áreas da ciência e da religião. Esse cara, na história, me fez ter ódio dos macacos.
Esse macaco... ¬¬
P.S. 2: Quando vc for assistir não assista com o pensamento de: "ah, são só macacos", sugiro que veja pensando na questão politica e racial. Eu aproveitei bastante sobre essas perspectivas.