segunda-feira, 7 de maio de 2012

Comprar, tirar, comprar...


"Obsolescência programada é o nome dado à vida curta de um bem ou produto projetado de forma que sua durabilidade ou funcionamento se dê apenas por um período reduzido. A obsolescência programada faz parte de um fenômeno industrial e mercadológico surgido nos países capitalistas nas décadas de 1930 e 1940 conhecido como "descartalização". Faz parte de uma estratégia de mercado que visa garantir um consumo constante através da insatisfação, de forma que os produtos que satisfazem as necessidades daqueles que os compram parem de funcionar ou tornem-se obsoletos em um curto espaço de tempo, tendo que ser obrigatoriamente substituídos de tempos em tempos por mais modernos."
Como o consumismo é uma palhaçada. A maioria da população mundial basicamente nasce, estuda, estuda mais, estuda mais um pouco, busca por um emprego para conseguir dinheiro de forma honesta e depois que consegue o dinheiro temos que gastar. Aqueles que conseguem mais dinheiro que os outros tem o luxo. Aqueles que ganham pouco ainda gastam o que não tem. E tem ainda aqueles que só ganham o suficiente para TENTAR sobreviver. E isso é só um pouco do que é nossa sociedade atual...

Ao redirecionarmos esse pensamento de "vivemos para trabalhar", para um assunto que, desde dos anos 20, afeta a todos aqueles que tem algum dinheiro, seja ele legal ou ilegal, me deparo com algo que conhecia, mas não sabia o nome, a obsolescência programa. Quando você compra, principalmente, um eletrônico, o seu produto estará fadado a ser obsoleto, descartado e ultrapassado.

Uma das primeiras consequências dessa obsolescência que me vem a mente é a questão da rápida descartabilidade desses produtos "alterados". Isso prejudica o planeta, que logo prejudica os seres humanos. E ultimamente venho ficando muito decepcionado com a raça humana... Caso ocorra uma invasão alienígena... Sei não... Acho que irei lutar ao lado deles... I'm just saying...

Brincadeiras que tem um fundinho de verdade a parte, esse post serve de reflexão sobre como o capitalismo cresceu, e como as pessoas ficaram cegas, alienadas pelo dinheiro. Por fim deixo vocês com um cara coma uma opinião bem interessante e que cada vez mais ganha minha admiração como ser humano. Ladys and gentlemans... Mr. Cauê "funking" Moura:


Para assistir ao documentário que o Cauê cita no vídeo, clique aqui. É bem interessante, confira!