terça-feira, 29 de maio de 2012

Homens de Preto 3

Título original: MIB - Men In Black 3
Lançamento: Maio de 2012 (EUA)
Duração: 104 min.
Gênero: Comédia, Ação, Ficção Científica

CONTÉM SPOILERS


Depois de 10 anos, a franquia cinematográfica, MIB, volta, e volta muito bem! O filme volta a contar com muito bom humor uma boa história cheia de alienígenas. MIB é uma das franquias que eu gosto bastante, muitos não gostam do 2º filme, eu não vejo problema, pelo menos ainda.

Sinopse

O terrível Boris, o Animal (Jemaine Clement) foi capturado no passado pelo agente K (Tommy Lee Jones) e na época perdeu o seu braço. Vivendo na prisão lunar de segurança máxima, o alienígena consegue bolar um plano de fuga para dar andamento ao seu objetivo de recuperar o membro de seu corpo e ainda acabar com K de uma vez por todas. Para isso, ele pretende viajar no tempo e mudar o rumo da história. Para evitar que ele triunfe em seu plano maligno, o agente J (Will Smith) também volta ao passado e lá encontrará os jovens agentes K (Josh Brolin) e O (Alice Eve), descobrindo segredos que mudarão sua vida e a amizade de ambos.

Trailer


Assisti a versão dublada. Não sei avaliar se legendado seria melhor, mas a dublagem dos personagens é a mesma dos outros filmes.

Comentários

O filme é bem divertido com uma história bem amarrada. Bem amarrada, pois tratando-se de viagem no tempo, para ter uma história bacana e sem falhas, é preciso um certo cuidado e atenção. Escrever sobre viagens no tempo é um assunto que me fascina muitíssimo, e quem faz isso bem ganha minha admiração. Isso foi o ponto alto da história no filme. O elemento que pra mim foi novidade é a questão do salto no tempo.

Eles não precisaram inventar um máquina elaborada para fazer uma viagem no tempo. Eles inventaram um dispositivo simples e que cabe na palma da mão. Achei excelente as cenas em que esse salto no tempo é realizado. A transição do viajante pelos eventos que ocorreram durante a história do mundo (dinossauros, crise dos anos 60, fim da guerra) é excelente!

A trilha do filme é muito legal, os efeitos visuais, o roteiro, a interpretação de Josh Brolin que interpreta o agente K mais novo ficou excelente, ele conseguiu capturar os elementos da personalidade do K de Tommy Lee Jones. Will Smith continua engraçado, embora eles não tenham aproveitado muito a questão do racismo nos anos 60, embora tenha uma cena bem engraçada sobre isso. Gostei muito também do ator Michael Stuhlbarg que interpretou um alienígena que vê o futuro chamado Griffin. O personagem é muito bom! O que dizer então do vilão Boris, o Animal, asqueroso, nojento e mau, muito mau.

Uma coisa que eu gostaria que eles tivessem abordado era a questão da vigia dos aliens, onde alguns deles são pessoas famosas. O fato de eles abordarem uma questão histórica, que é a da ida do homem a lua, ficou bem legal. Não sou muito fã de adequar ficção a fatos históricos e dar uma explicação fantasiosa (o que aconteceu em X-Men First Class), mas gostei muito da história que eles contaram no filme.

Existem alguns elementos a serem observados. Como por exemplo: a homenagem à Frank (o cão Pug falante), os aliens dos anos 60, as celebridades que aparecem no plano de fundo quando o agente J está na base secreta dos homens de preto, e a morte de Zack... que não entendi.

O filme não dá gancho para uma sequência. Mas vilões podem surgir a qualquer momento, eles só precisam ser bons e interessantes. Veria MIB 4? Se o trailer me chamasse a atenção, sim, claro.

Enfim, o filme é bem divertido, o ato final é sem dúvida o melhor dos 3 filmes da franquia e tem um desfecho que, para alguns, pode ser emocionante. Recomendo o filme, e se assim como eu você gosta de viagens no tempo, vá conferir porque eles escrevam algo muito legal.

Veja também: