quinta-feira, 31 de maio de 2012

Doutrina espírita

Sempre tive vontade de abordar o assunto religião aqui no blog. Não lembro de já ter feito isso. Talvez tenha falado uma vez ou outra durante uma postagem, mas nada muito profundo (clique aqui). Antes de dar inicio gostaria de esclarecer alguns pontos. Fui batizado na igreja católica. Não frequento a igreja. Não acho adequado obdecer os homens que falam por qualquer Deus. Não acho adequado seguir doutrinas. Não sigo o catolicismo. A pessoa faz o que bem quiser com a vida dela, desde que não afete negativamente outra pessoa. Estou em busca apenas de conhecimento, e não de uma verdade absoluta.

A alguns dias - dois, pra ser mais exato - conheci um pouco mais sobre a doutrina espirita através de uma colega de classe. Ainda estou conhecendo essa minha colega, mas desde o inicio das aulas eu achava que ela era uma pessoa interessante, e que conseguiria desenvolver um diálogo agradável. Acho bem relevante, no processo de conhecimento de outra pessoa, saber em que a pessoa acredita, como ela pensa. Acredito que esse é o passo principal para o inicio de algo maior.

Allan Kardec, o codificador e
sistematizador da Doutrina Espírita.
Nesses dois dias de conversa ouvi coisas incríveis e dignas de reflexão. E, diferente de muitas pessoas, essa colega sabia sobre o que estava falando. Muitas pessoas seguem uma doutrina por causa da família e nem tem um conhecimento sobre o que está seguindo. Esse é um triste fato. Mas se a pessoa se sente confortável com a religião que segue, e a conhece, ao menos um pouco, fico feliz. Ficaria mais feliz ainda se essas pessoas buscassem por mais conhecimento, e com a mente aberta. Acredito que assim a humanidade evoluiria bastante.

Mas o assunto aqui é sobre a doutrina espirita. Esses diálogos que tive foram basicamente uma sessão de perguntas e respostas. Encarnei - foi uma piada sem intenção - a Marília Gabriela e fiz perguntas atrás de perguntas. E as repostas que obtive foram fantásticas! Não lembro de todas as perguntas, nem de todas as respostas, mas lembro da sensação de "agora as coisas começam a fazer sentido". Ao final da conversa do primeiro dia minha mente borbulhava em ideias e teorias, que eu já tinha pensado a um tempo.

Muito do que eu pensava foi abordado nessa conversa, como: a vida após a morte, as respostas vindas da ciência, as almas, espíritos, grandes gênios do passado, Jesus ser um extraterrestre, contato com as almas, o charlatanismo, e até a teoria da relatividade! Ali eu senti que estava adquirindo um conhecimento incrível.

Depois dessa primeira conversa, aonde absorvi um conhecimento fantástico, fui pesquisar um pouco mais. Não  irei alongar muito este texto pois muitos batem o olho e se cansam só de olhar. Eu compreendo. Mas se você chegou até este ponto do texto assista o vídeo a seguir para conhecer um pouco mais sobre essa doutrina que deve ser conhecida. Acho que em futuro não tão distante, a doutrina espirita terá muitos adeptos.


Busque conhecimento. Ou não. Tem vezes que a ignorância é uma benção.

Vale conferir o artigo da Wikipedia sobre a doutrina espirita (clique aqui), e a obra de Allan Kardec, li um pouco do primeiro livro e irei terminar de ler os outros... um dia. :]

Obras da codificação (em domínio público)

Allan Kardec. O Livro dos Espíritos (em português).
Allan Kardec. O Livro dos Médiuns (em português).
Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo (em português).
Allan Kardec. O Céu e o Inferno (em português).
Allan Kardec. A Gênese (em português).