sexta-feira, 25 de maio de 2012

Manifesto Nerd Omelete

Neste dia 25 de maio, data superespecial para a cultura nerd, em que o legado de Douglas Adams é lembrado, o aniversário de Star Wars é celebrado e tantos outros filmes importantes foram lançados (a Força é forte neste dia), o Omelete faz um apelo e lembra o que é ser um nerd de verdade.

A maioria de vocês pode não saber, mas antes da Internet, nós, nerds, éramos motivo de sarro. Qualquer jovem apaixonada demais ou fascinada demais com universos ficcionais, ciência ou criadores encontrava resistência nas escolas, etc (sem falar em uma prática sádica chamada d'o cuecão). Hoje todo mundo diz que é nerd ou quer ser nerd. Vencemos? Sim, mas a que custo? Éramos resilientes e tínhamos orgulho de sermos nerds pelo que isso representava - e não pela devoção a uma ou outra marca que não nos pertence.

Hoje, lamentavelmente, vemos que parte dessa nova geração esconde-se atrás de identidades falsas para promover a discórdia, as tais "fan wars" que encaramos com enorme desagrado aqui no Omelete. Nerdice não é um esporte. Não deveria haver "times" no universo nerd, torcendo para Batman, Vingadores ou Harry Potter. Nós não somos inimigos se você sabe tudo de Star Trek e eu de Star Wars. Talvez nós dois tenhamos um Xbox 360.

Acreditamos que todo fã deve ser celebrado, contanto que respeite os demais, e isso só acontecerá se uma tendência que estamos observando seja revertida: ninguém mais lê - e os nerds eram os que mais liam, que mais pesquisavam e se importavam. As redes sociais reduziram o conhecimento e a atenção a imagens divertidas e informação em um parágrafo. Aceitar isso não é ser nerd. Ser nerd é CONHECER - e para tanto, você deve ler (não é irônico que tenhamos que falar isso em um dia que celebra um autor?), estar aberto ao novo, buscar a novidade, compartilhar, debater... - e usar tudo isso com discernimento e criatividade em sua própria vida.

Use as redes sociais como um verdadeiro nerd faria. Não comente notícias e artigos sem ler, ou lendo apenas o tweet e título. Não destile suas próprias inseguranças através de "hate wars", "fan wars" ou coisas assim por puro desconhecimento do universo que o outro aprecia. Você não gosta que façam isso com você, então por que faz com os outros? Seja um nerd que dá o exemplo. Seja um nerd com orgulho. Encontre pessoas com interesses similares, independente de sua raça, sexualidade ou se ela acredita em Glycon, o deus-serpente com cabeça de mulher. Depois de tanto isolamento, é triste como alguns nerds estão entre os mais preconceituosos do mundo online. Um verdadeiro nerd é tolerante e seguro de quem é.

LEIA. CONHEÇA. COMPARTILHE. DEBATA. CRIE.

Um grande abraço da equipe do Omelete neste Dia da Toalha e Dia do Orgulho Nerd

_\\//, 42 e que a Força esteja com você, sempre!

Faço das palavras desse manifesto as minhas.
A maior característica que um nerd deve ter é o conhecimento.
Leia também: Você é nerd?