terça-feira, 1 de maio de 2012

Alien - Quadrilogia

ESTE POST PODE CONTER SPOILERS


Devido ao filme Prometheus, que tem data de estréia para o dia 15 junho no Brasil, decidi assistir a quadrilogia de Alien. Para quem não sabe Prometheus será um prelúdio do universo Alien, criado por Ridley Scott. A trama de Prometheus envolve o mistério da origem da humanidade na Terra. Uma equipe de cientistas e exploradores faz uma jornada aos confins do universo que testará seus limites físicos e mentais. Lá, eles deverão encarar uma batalha em nome do futuro da raça humana.

Trailer 1 


Trailer 2 


Prometheus é o grande nome para entrar na lista dos melhores filmes de ficção científica. Depois de assistir aos trailers... Não sei vocês, mas eu concordo com essa afirmação.

Pois bem, vamos relembrar a quadrilogia? 
Se você ainda não viu nenhum dos filmes... tem spoilers a seguir.

Alien (1979)
Direção de Ridley Scott


“Quando a tripulação da nave espacial Nostromo investiga uma misteriosa transmissão espacial, vê-se obrigada a aterrissar num planeta desconhecido, onde encontram uma forma de vida que utiliza humanos como hospedeiros para poderem se desenvolver. Agora, a tripulação tem de combater não só pela sua sobrevivência mas também pela sobrevivência de toda a humanidade.”
Alien, que aqui no Brasil ganhou o nome de Alien - O 8º passageiro, é o primeiro filme do universo de Alien. Algumas cenas presentes em Alien aparecerá em Prometheus. Um exemplo é a nave alienígena caída e um monstro enorme.



Com isso ficaremos sabendo como a nave caiu e outros detalhes que em Alien ficamos curiosos. Prometheus abordará justamente esse fato de o que aconteceu antes de Alien. Assim não é necessário assistir aos outros 3 filmes para entender o que, mais ou menos, irá se passar em Prometheus. Mas vale a pena conferir os outros 3.

Da quadrilogia, eu gostei bastante do 1º e do 2º filme. Os outros 2 não são ruins, as únicas partes que salvam são as finais, onde a porra já ta séria e o objetivo é destroçar os aliens, que por sinal é muito foda, principalmente a do alien do 4º filme. Incrível!

Aliens (1986)
Direção de James Cameron


“Nesta seqüência de Alien, Sigourney Weaver regressa como Ripley, a única sobrevivente do primeiro encontro com o mortífero Alien. O seu relato sobre o Alien e o destino da sua tripulação são encarados com cepticismo – até ao misterioso desaparecimento de colonos em LV-426. Ripley é enviada para o planeta com um esquadrão de marines para investigar os desaparecimentos.”
O título aqui no Brasil foi de Alien - O resgate. No segundo filme a história muda bem pouco, mas o objetivo continua o mesmo, “matar o alien”. A parte em que Ripley entra no ninho dos putos (leia aliens) é excelente! O alien mãe é nojento, e muito foda! O final do filme também é muito bom, e, aja braço para aguentar uma sucção espacial, né?


Alien 3 (1992)
Direção de David Fincher


“Sigourney Weaver volta na figura da Tenente Ellen Ripley, depois de ter sido a única sobrevivente da luta mortal com um extraterrestre em Alien – O 8º Passageiro, e a vencedora de uma épica batalha com a rainha Alien em Alien – O resgate. Agora, Ripley aterrissa em Florina 161, na colônia penal unicamente habitada por prisioneiros masculinos… e aí enfrenta um mortífero visitante que inconscientemente trouxe consigo.”
Dos quatro filmes achei o mais parado. Não que os outros sejam agitados. Mas não deixa de ser legal. Dos quatro, foi o que mais me surpreendeu. Talvez por que não tinha prestado muita atenção no filme... Não tinha me ligado, até certa parte do filme, que ela estava servindo de hospedeira para um alien. Mais uma vez o final do filme é muito bom e um pouco chato... Mas depois fiquei feliz de novo em Alien Resurrection. 

Alien Resurrection (1997)
Direção de Jean-Pierre Jeunet


"A heroína Ripley ressuscita 200 anos depois dos últimos acontecimentos em Alien 3, através de um processo de clonagem. Finalmente, conseguem libertar Ripley da rainha alien, mas o DNA de uma e de outra misturam-se e a personagem desempenhada por Sigourney Weaver ganha características de alien. Entretanto, uma nova raça de aliens é criada e torna-se mortal e incontrolável. Cabe a Ripley, e a um grupo de piratas do espaço, salvar mais uma vez a Terra." 

O início do filme é fantástico! Clonagem, mano! Clonagem! Com isso temos de volta uma das personagens mais badass que já vi no cinema, Tenente Ripley! O bacana desse filme não é sua história – convenhamos, é sempre a mesma – mas sim o fato de podermos ver com mais detalhes os aliens. E devido ao ano do filme temos mais qualidade de imagem. E para uma ficção isso é bem relevante! 

Outro fato bacana é que o lado físico e mental de Ripley não é mais tão humano, já que, devido a clonagem, elementos do DNA do alien que ela carregava juntaram-se como os dela. Assim Ripley fica mais resistente e pensa também como um alien. Fantástico, não? Mais uma vez, e como comentei no início deste post, o final é incrível. Vale a pena assistir a quadrilogia.

Uma das cenas mais WTF que eu já vi


Comentários adicionais:


- A Ripley é muito foda, principalmente quando ela bola uma gambiarra de duas armas em Alien – O resgate.

- Não senti muito a trilha sonora durante o filme. Ela é bem presente nas cenas de ação. E é incrível! 

- O salto temporal de cada filme é enorme!
- A formação da palavra Alien nos crédito de abertura é awesome.
- Se você for ver Prometheus assista pelo menos o 1º filme.
- Você com certeza já deve ter dito quando estava com dor no estomago:

“Nossa, parece que tem um alien na minha barriga.”

- Em 2004 e 2007 tivemos a volta de Alien, só que acompanhado do Predador. Mas isso é assunto pra outro post.
- Alien é uma das franquias que marca o gênero de ficção científica. Para quem gosta do gênero é meio que uma obrigação você assistir.