sexta-feira, 4 de maio de 2012

Star Wars Day


Apenas dê play...

"Muito a aprender você ainda tem."
Em 25 de maio de 1977, o primeiro filme da série Star Wars, que viria a se tornar um dos marcos para a história do cinema e da ficção científica, foi lançado. Tornou-se um fenômeno mundial de cultura pop. Foi acompanhado por duas sequências, Empire Strikes Back (O Império contra-ataca) e Return of the Jedi (o Retorno do Jedi), lançadas em intervalos de três anos.

Dezesseis anos depois da exibição do último filme teve início uma nova trilogia, mais uma vez lançada em intervalos de três anos, com o último filme sendo lançado em 19 de maio de 2005.

Hoje, dia de 4 de maio, embora não seja a data de lançamento do primeiro filme, é comemorado, por fãs, o Star Wars Day. A data é um trocadilho a frase: "May the force be with you", dita várias vezes durante os filmes.

Não me encaixo na classe dos fãs-bombas de Star Wars, mas gosto da franquia e tenho consciência de que é um filme que marcou uma geração e um gênero. Minha geração, que não chega nem ser a de 90, não sofreu o mesmo impacto que a geração dos anos 70, 80 e 90.  Mas como fã de ficção científica e que sempre ouviu referencias do filme em outros filmes e seriados, foi um prazer assistir aos 6 filmes da franquia. Pelo que vejo nesse mundo da internet, a geração "oldschool" de Star Wars prefere os três primeiros episódios (IV, V e VI) do que os três últimos (I, II, III).

Pra você que não entendeu a ordem dos episódios... Com cortesia da Wikipédia...



Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (em inglês: Star Wars Episode IV: A New Hope), conhecido originalmente como Star Wars (br: Guerra nas Estrelas / pt: A Guerra das Estrelas), é um filme americano, o primeiro da série a ser lançado, em 1977, e o quarto na ordem cronológica da trama. Foi a maior bilheteria daquele ano, arrecadando 775,3 milhões de dólares. A produção, que possui a 37ª maior bilheteria da história, é considerada por críticos como o marco de início da "Era dos Blockbusters" (em que o cinema hollywoodiano passaria a cada vez mais se voltar aos efeitos visuais, às grandes campanhas de marketing, ao merchandising, entre outras características). 


Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (em inglês: Star Wars Episode V: The Empire Strikes Back), lançado em 1980, é o segundo filme da série Star Wars (Guerra nas Estrelas) a ser rodado, embora seja quinto em ordem cronológica. Arrecadou 538,3 milhões de dólares pelo mundo e é a 78ª maior bilheteria do cinema. 


Star Wars Episode VI: Return of the Jedi (no Brasil, Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi e em Portugal, Star Wars Episódio VI: O Regresso de Jedi) lançado em 1983, é o terceiro filme da série Star Wars (Guerra nas Estrelas) a ser lançado, embora seja o sexto em ordem cronológica. Arrecadou 475,1 milhões de dólares pelo mundo, e ja foi a 92ª maior bilheteria da história do cinema.


Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (em inglês, Star Wars Episode I: The Phantom Menace) é um dos filmes da série Star Wars (Guerra nas Estrelas) lançado em 1999, sendo o quarto filme da saga a ser rodado, embora o primeiro em ordem cronológica. Foi lançado 16 anos depois do último filme da série, Star Wars Episode VI: O Retorno de Jedi. Arrecadou 1.024.768.191 milhões de dólares em todo o mundo (incluíndo a bilheteria da versão 3D lançada em fevereiro de 2012), sendo a 9ª maior bilheteria da história do cinema. 


Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones (em inglês: Star Wars Episode II: Attack of the Clones) é um dos filmes da série Star Wars (Guerra nas Estrelas) lançado em 2002, sendo o quinto filme da saga Star Wars (Guerra nas Estrelas) a ser rodado, embora o segundo em ordem cronológica. Foi a quarta maior bilheteria do ano, arrecadando 649,3 milhões de dólares, e é a 52ª maior bilheteria do cinema. 


Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (em inglês: Star Wars Episode III: Revenge of the Sith) é um dos filmes da série Star Wars (Guerra nas Estrelas) lançado em 2005, sendo o sexto filme da saga a ser rodado, embora o terceiro em ordem cronológica. Foi lançado mundialmente no dia 19 de maio de 2005, mas teve sua estreia antecipada no Festival de Cannes em 15 de maio de 2005. Foi uma das maiores bilheterias daquele ano, arrecadando US$ 848,7 milhões de dólares no mundo, e é a 27ª maior bilheteria do cinema.

Depois desse texto sobre a franquia - onde só mudei a aparência, mas que basicamente foi um CTRL+C - CTRL+V - deixo o meu: "Que a força esteja com você", para você que chegou até este ponto do texto e para todos os fãs da grande obra de George Lucas, Star Wars. Ah! Desejo também vida longa e próspera... problem?

P.S.: Para os fãs-bomba recomendo muito que cliquem aqui.